10 músicas sobre whisky para ouvir agora

Um dos destilados mais consumidos do planeta, o whisky é tema recorrente na música.

Do rock ao blues, passando pelo jazz e o country, compositores e intérpretes de todos os ritmos não se cansam de homenagear a “água da vida”.

Aqui você confere uma seleção com 10 músicas sobre whisky para montar sua playlist e ouvir enquanto curte o seu destilado preferido.

Play e cheers!

1- “Alabama Song (Whiskey Bar)”, The Doors (1967)

Uma das faixas de destaque do álbum de estreia da banda The Doors, é inspirada em uma antiga canção de ópera alemã.

Na versão de Jim Morrison, a busca por mais uma dose do destilado é acompanhada de versos dramáticos: “For if we don’t find / The next whiskey bar / I tell you must die”.

Harmoniza com Red Citrus Highball. Em um copo Highball cheio de gelo acrescente 50ml de Johnnie Walker Red Label, 10ml de limão espremido e mexa levemente. Complete com refrigerante de limão e para finalizar acrescente 2 rodelas de limão. Graduação alcoólica de 5,71% em um drink de 350ml.

2- “One Bourbon, One Scotch, One Beer”, Amos Milburn (1953)

Para os amantes do blues – e do whisky – esse clássico saído diretamente da década de 1950 é um verdadeiro bálsamo para os ouvidos.

A faixa conta a história de um homem que, na ânsia por esquecer a namorada que sumiu, pede ao barman que o sirva com “one bourbon, one scotch, one beer”.

Harmoniza com Talisker Penicillin. Pique cubinhos de gengibre e coloque em uma panela. Acrescente água e mel (para cada ml de água, a mesma quantidade de mel). Cozinhe por alguns minutos para que o gengibre dê sabor à mistura, Depois, passe a calda em uma peneira para retirar o gengibre. Graduação alcoólica de 20% em um drink de 140ml.

3- “Riffin’ The Scotch”, Billie Holiday (1933)

Uma faixa curta e bastante instrumental, conta com vocais poderosos de Billie Holiday embalados por Benny Goodman & His Orchestra. 

Embora não mencione o whisky em seus versos, a letra deixa clara a inspiração da música, que encerra com o som de uma garrafa sendo aberta. 

Harmoniza com Black Sour. Em uma coqueteleira, adicione 50 mL de Whisky Johnnie Walker Black Label, 20 ml de suco de limão, 20 ml de xarope de açúcar e 20 ml de clara de ovo pasteurizada. Feche bem e agite todos os ingredientes por 10 segundos. Abra a coqueteleira, acrescente gelo e agite novamente por mais 10 segundos. Sirva em um copo baixo com gelo. Graduação alcoólica de 12.5% em um drink de 150ml.

4- “Whiskey in the Jar”, Thin Lizzy (1972)

Sem dúvida uma das canções folclóricas irlandesas mais famosas em todo o mundo, foi gravada originalmente pela banda The Dubliners, mas ganhou diversas versões por Thin Lizzy, Metallica e Bryan Adams, entre outros.

A faixa narra as desventuras amorosas do membro de uma gangue que, após cometer um assalto, descobre estar sendo traído por sua amada. 

Harmoniza com Bulleit Old Fashioned. Em um copo baixo estilo rocks com gelo, acrescente a dose de Bulleit Bourbon, o xarope de açúcar e Angostura. Mexa e acrescente um zest de limão siciliano (pedaço de casca enrolado em espiral) e uma cereja fresca como guarnição. Graduação alcoólica de 30% em um drink de 100ml.

5- “Whiskey River”, Willie Nelson (1973)

Em um suave ritmo country ideal para embalar uma dose de whisky, essa música composta por Johnny Busch e interpretada por Willie Nelson clama para que o destilado ajude a superar as dolorosas memórias de um amor não correspondido. 

Harmoniza com Gold & Apple Sour. Em uma coqueteleira bata 50ml de Johnnie Walker Gold Label, 20ml de clara de ovo pasteurizada, 20ml de suco de maçã clarificado, 20ml de suco de limão siciliano e 15ml de xarope de açúcar até formar espuma. Depois, acrescente bastante gelo e bata novamente. Sirva apenas o líquido em uma taça coupé resfriada. Finalize com um zest de limão siciliano. Graduação alcoólica de 13.0% em um drink de 135ml.

6- “Whiskey girl”, Gillian Welch (1998)

Melódica e sussurrante, a música mexe com as emoções ao narrar a relação da “garota do whisky” com o “homem de lugar nenhum”.

Harmoniza com Buchanan’s Passionfruit  Numa coqueteleira coloque gelo, 45ml de Buchanan’s 12 anos, 15ml de suco de limão taiti, 20ml de xarope de açúcar e 20ml de suco de maracujá. Bata e coe tudo para uma taça coupé e complete com champagne. Decore com um zest de laranja. Graduação alcoólica de 12.63% em um drink de 300ml.

7- “Whiskey Man”, The Who (1966)

Em seu segundo álbum, a banda The Who homenageou o destilado através desta faixa que fala sobre o misterioso e onipresente “homem do whisky”.

Harmoniza com Black Label Penicillin. Em uma coqueteleira adicione 2 fatias finas de gengibre maceradas, 20ml de xarope de mel, 20ml de suco de limão siciliano e amasse bem. Acrescente 50ml de Johnnie Walker Black Label, gelo e bata. Coe e um copo baixo com gelo. Decore com uma fatia de gengibre. Graduação alcoólica de 14.29% em um drink de XXXml.

8- “If The Sea Was Whiskey”, Willie Dixon (1947)

Em ritmo de blues, a faixa faz uma divertida reflexão: “se o mar fosse de whisky e eu fosse um pato, mergulharia até o fundo e não sei quando subiria”.

Harmoniza com Old Parr Golden. Coloque o gelo no copo alto. Em seguida, adicione 50ml de Old Parr 12 anos, 60ml de laranja espremida e 30ml de limão espremido. Complete com refrigerante de limão, mexa levemente e decore com uma rodela de laranja. Graduação alcoólica de 6,67% em um drink de 300ml.

9- “Whisky”, Marian Hill (2015)

A batida sensual do duo norte-americano Marian Hill traça um paralelo entre o amor e o whisky com uma advertência: “sip it slow” (beba devagar). 

Harmoniza com Singleton Plus Tea. Em um copo baixo com gelo, adicione 50ml de Singleton, 50ml de chá de pêssego e 50ml de água tônica. Decore com casca de laranja. Graduação alcoólica de 13,33% em um drink de 170ml.

10- “Whiskey Rock-a-Roller”, Lynyrd Skynyrd (1975)

Ao retratar o dia a dia de shows e compromissos típicos de um rockstar, a faixa resume: “women, whisky, miles of traveling is all I understand”.

Harmoniza com Black Tonic Highball. No copo alto, coloque o gelo e adicione 50ml de Johnnie Walker Black Label. Complete o copo com água tônica (150 ml). Finalize com as duas rodelas de limão. Graduação alcoólica de 5 % em um drink de 400ml. 

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *