Harmonizações de whisky Black Label com comidas

Johnnie Walker Black Label é um whisky com perfil de sabor encorpado e defumado que pode ser apreciado em diversos momentos, inclusive durante as refeições. Prova disso é que não faltam opções para harmonizar o tradicional blended whisky com comidas.

A mistura de sabores e texturas tem tudo para tornar a experiência ainda melhor. De ocasiões simples a sofisticadas, de uma reunião entre amigos a um jantar especial. Há sempre uma harmonização perfeita a ser feita com whisky Johnnie Walker Black Label.

+ Reunião com amigos em casa? Aprenda drink com whisky Old Parr e cerveja

+ Coquetéis clássicos com Johnnie Walker Black Label 

Como harmonizar o whisky Black Label

Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, classifica o Black Label como “um blended scotch absurdamente polivalente”. 

Ele pode ser apreciado em momentos mais intimistas, em um jantar com os amigos em casa, por exemplo, ou podemos tomá-lo sozinho, puro ou on the rocks (com gelo), enquanto assistimos a um bom filme. 

“É um whisky que transita super bem entre momentos de reflexão e momentos de mais energia – não é a toa que faz o sucesso que faz ”, explica Porto. 

O apreciador e especialista em whisky também listou as cinco melhores harmonizações de Johnnie Walker Black Label com comidas.

Mas, antes, uma dica sobre harmonizar bebidas com alimentos: “Entenda o perfil sensorial do whisky e procure alimentos que se assemelham a ele. Não há como errar. Mas, teste. Algumas combinações improváveis também funcionam maravilhosamente bem ”, explica Porto.

1. Carne

A harmonização entre whisky e carne é certamente a escolha preferida de muitos amantes de Black Label. Uma carne intensa e marmorizada tem tudo para ser a pedida ideal nesta combinação.

Opções não faltam: picanha, fraldinha ou medalhão são opções certeiras. Um cordeiro também tem tudo para dar certo. “Dica de culinária: medalhão de filé mignon com pimenta rosa e flambado no Johnnie Walker Black Label”, indica Porto.

2. Tábua de queijos

Outra harmonização de bastante sucesso é a de whisky e queijos. Alternativa prática e rápida, pode ser a escolha ideal para um momento entre amigos.

“Uma bela tábua de queijos, com parmesão, brie ou camembert, chèvre e algum queijo azul, como um stilton, também são uma escolha infalível. Aliás, aqui está uma dica: queijos azuis e whiskies defumados são melhores amigos. ”

3. Salmão defumado

Se você é fã de peixes, o salmão defumado tem tudo para ser a escolha ideal. Uma opção muito saborosa para acompanhar seu copo de whisky com acabamento suave e coberto por um rico toque defumado, de turfa e de malte.

4. Churrasco 

Pode não ser a combinação mais popular, mas os dois sabores têm muito em comum. O defumado do Black Label e da carne vermelha preparada na grelha se unem perfeitamente nesta harmonização.

“Esse sabor enfumaçado –  que advém dos maltes secos com turfa, como Caol Ila e Talisker –  é quase o cartão de visita da Johnnie Walker.”, lembra Porto.

+Drink de frutas e whisky: confira receita com single malt Singleton

+Confira o preço do Black Label e onde comprar

+Red Label e Black Label: quais as diferenças entre esses whiskies?

Drinks com Johnnie Walker Black Label 

Você pode apreciar Black Label puro, com gelo, em drinks ou até em coquetéis. Dependendo dos ingredientes escolhidos para o drink, é possível deixar o sabor mais sutil ou ressaltar certas características. 

Vale lembrar que o Black Label é um destilado preparado exclusivamente com whiskies de toda a Escócia envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Isso proporciona um sabor único e marcante. Para aproveitar a bebida da melhor forma, selecionamos alguns drinks fáceis para você. Confira:

1 –  Black Tonic Highball 

Ingredientes 

  • 50 ml de Johnnie Walker Black Label 
  • 150 ml de água tônica 
  • Limão
  • Gelo

Preparo 

1 – Encha um copo alto com gelo 

2 – Acrescente a dose de Johnnie Walker Black Label e complete com água tônica. 

3 – Para finalizar, duas fatias de limão. 

Graduação alcoólica: 5% em um drink de 400 ml. 

2 – Black Sour 

Ingredientes 

  • 50 ml de Whisky Johnnie Walker Black Label 
  • 20 ml de suco de limão 
  • 20 ml de xarope de açúcar 
  • 20 ml de clara de ovo pasteurizada 
  • Gelo

Preparo 

1 – Em uma coqueteleira, adicione 50 ml de whisky Johnnie Walker Black Label, 20 ml de suco de limão, 20 ml de xarope de açúcar e 20 ml de clara de ovo pasteurizada. 

2 – Feche bem e agite todos os ingredientes por 10 segundos. 

3 – Abra a coqueteleira, acrescente gelo e agite novamente por mais 10 segundos. 

4 – Sirva em um copo baixo com gelo. 

Graduação alcoólica: 12,5% em um drink de 150ml

3 – Black Puro 

Para quem deseja sentir bem o sabor do destilado, a dica é tomar o whisky puro. O indicado é servir uma dose de 50 ml da bebida. 

Graduação alcoólica: 40%

4 – On The Rocks (com gelo)

Outra forma clássica de beber o Johnnie Walker Black Label é com gelo. O preparo é simples: basta encher um copo de whisky com gelo + 50 ml da bebida.

Graduação alcoólica: 38%

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *