O que mais se espalha por aí são mitos e especulações sem uma fonte confiável — sempre aquele clássico “um amigo me disse” ou “vi em algum lugar”. No universo da coquetelaria e do whisky, isso não é diferente. Por isso, estamos aqui para confirmar fatos e desmistificar algumas das informações que surgem entre os amantes da mixologia.
GIN
Acredite se quiser, mas o gin surgiu como solução para problemas renais durante a Guerra dos Trinta Anos.
Por volta de 1650, na Holanda, o médico Franciscus Sylvius buscava um remédio para aliviar disfunções renais. Foi então que ele combinou zimbro com um destilado de cereais, criando um tônico diurético que mais tarde ficou conhecido como gin. Que aliás, já desmistifica a ideia de que seu sabor vem da adição de fragrâncias artificiais usadas na indústria de perfumes. Na verdade, o gin é resultado da destilação de botânicos naturais, como zimbro, ervas, sementes e cascas cítricas. Inclusive, seu nome deriva de “genever”, a palavra holandesa para zimbro, ingrediente essencial da bebida.
Há quase 400 anos, esse destilado faz sucesso — e não apenas entre a galera, mas também na realeza! Um dos gins mais consumidos do mundo, o Gordon’s, já recebeu quatro selos de aprovação da família real britânica. Realmente, uma bebida que faz história!
Whisky
Você sabia que, para um whisky desenvolver seu sabor e complexidade, é necessário um período mínimo de três anos de maturação em barris de carvalho? Esse tempo permite que ele absorva as nuances da madeira, resultando em um sabor mais refinado. Mas, apesar de todo esse tempo para atingir o ponto perfeito de consumo, somente whiskys com mais de 8 anos estampam a idade no rótulo. Mas o que isso interfere na qualidade? A resposta é: em nada. No entanto, a famosa lenda de que “quanto mais velho, melhor” é uma das afirmações mais desejadas pelos amantes da bebida. Então, ter um rótulo com idade superior a 8 anos pode causar uma boa impressão entre os apreciadores.
Outro fato que é bastante comum entre esse grupo é adicionar gelo ao whisky. Embora alguns prefiram apreciá-lo puro para sentir todas as suas nuances, com gelo, a bebida pode ficar mais suave e refrescante.
Esses são fatos frequentemente compartilhados pelos amantes da bebida. Agora, querem saber de um erro comum? Muitas pessoas acreditam que o whisky Bourbon tem origem na Escócia. Na verdade, o Bourbon é produzido nos Estados Unidos, principalmente no estado do Kentucky, e é feito com pelo menos 51% de milho, o que lhe confere um sabor mais adocicado.
Tequila
Você sabe a origem da tequila? A tequila é uma bebida icônica do México, com tipos como Blanco, Reposado, Añejo e Extra Añejo, classificados pelo tempo de envelhecimento. Tequilas mais jovens, como o Blanco, não passam por envelhecimento, enquanto as mais maturadas, como Añejo, ganham sabores mais complexos.
Uma lenda mexicana diz que a combinação de tequila com sal e limão foi criada para tratar uma epidemia de gripe, mas essa história é apenas uma tradição cultural. O ritual está mais relacionado ao costume de suavizar o sabor da bebida.
A tequila é feita exclusivamente a partir da planta agave azul, garantindo seu sabor único e autêntico. E, ao contrário do que muitos pensam, a tequila não precisa ser consumida apenas em shots. Ela pode ser degustada pura ou em coquetéis, oferecendo uma experiência mais sofisticada e diversificada.
Enxergar seus destilados favoritos de uma nova maneira pode tornar a experiência ainda mais especial. Então, prepare seu drink e aproveite cada gole, sem dúvidas sobre os mitos e verdades que dizem sobre eles!