Não é novidade que o sabor de Johnnie Walker Black Label já se tornou um ícone para os amantes de whisky escocês. Criado há mais de um século, o tradicional blend possui características de sabor inconfundíveis e virou inspiração para as outras marcas da categoria.
Criado em 1906 para representar o melhor dos quatro cantos da Escócia, o Johnnie Walker Black Label é feito apenas com whiskies envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.
o processo de fabricação do whisky escocês
Este é um ofício antigo, que tem sido desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos anos, passando da produção caseira para a industrial.
Por ser um whisky escocês, sabemos que é uma bebida destilada feita na Escócia a partir de água e cevada maltada. No total, são cinco etapas básicas para a fabricação de um verdadeiro scotch whisky.
Tudo começa com o cereal. Para a produção do álcool, é preciso que o amido contido no cereal utilizado seja transformado em açúcar, para que, mais tarde, a levedura (o fermento) o transforme em álcool.
Geralmente, esse processo é realizado pela germinação e secagem do grão. A isso, chamamos de malting ou malteação. Às vezes, porém, basta que se torre o grão para extrair tais açúcares.
O processo de germinação é interrompido com a secagem do cereal – utilizando um forno ou com o aumento da temperatura do ambiente com aquecedores. Em algumas ocasiões, a fumaça de turfa é utilizada para a secagem, o que dá uma característica de defumado à bebida. O cereal é moído logo depois para que seja misturado à água. Esse pó se chama grist.
Para extrair os açúcares solúveis, água quente é misturada. A mistura de água com grist (o pó dos grãos) é aquecida e cozida em uma espécie de panela de pressão gigante, chamada mash tun. Esse processo dá origem a uma espécie de xarope, uma calda, que é transferida para outro tanque onde receberá mais água e a levedura – que irá fermentar a mistura e produzir o álcool. Estes tanques se chamam Washbacks. O resultado é uma espécie de cerveja, conhecida como wash.
A destilação do wash acontece com a ebulição do líquido em grandes recipientes, que podem ser alambiques ou colunas contínuas, dependendo do tipo de scotch whisky a ser produzido.
Por fim, o líquido destilado é colocado em barris de carvalho especialmente tratados, para maturar por pelo menos três anos. Por determinação da Scotch Whisky Association, entidade que cria leis para proteger a indústria do whisky escocês, os barris não podem ter volume superior a 700 litros. Só depois disso ele passa a ser legalmente chamado de whisky escocês.
Vários fatores determinam o sabor de um whisky, como por exemplo os tipos de grãos e leveduras utilizadas, o processo de secagem destes grãos, o formato dos alambiques, o regime de destilação, o local de repouso dos barris e a quantidade de uso de cada um deles.
As características do Black Label e como beber
Esta linha de whisky possui características únicas, que surgem desde o início da sua fabricação.
Para começar, uma característica que diferencia o Black Label de demais scotch whiskies é ele ser feito apenas com whiskies envelhecidos por, no mínimo, 12 anos em toda a Escócia. Alguns de seus maltes mais famosos são Cardhu, Talisker, Caol Ila e Oban.
Além disso, o seu sabor ainda conta com notas de frutas escuras, baunilha doce e uma assinatura defumada, já que há utilização de turfa no processo de fabricação de whiskies utilizados para formar esse blended whisky.
O Johnnie Walker Black Label pode ser apreciado tanto nas formas mais tradicionais, puro ou apenas com algumas gotas de água, como também em drinks e coquetéis. É um whisky ideal para reuniões mais íntimas e especiais até mais casuais com amigos.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.