A Escócia é famosa pela produção dos melhores whiskies do mundo, e as destilarias onde são produzidas essas bebidas são pontos turísticos para quem visita o país. Mas você sabe como uma destilaria como a Cardhu, por exemplo, funciona?
No geral, durante os passeios pelas destilarias escocesas, um guia explica todo o processo e, no final, é possível experimentar os whiskies produzidos ali.
Produção do whisky
A destilação dos whiskies single malt acontece em alambiques de cobre, já que esse metal é o que melhor interage com o álcool – age como catalisador, purificando-o, e também contribui para a criação de sabores e aromas, especialmente os frutados.
Antes de chegar aos alambiques, porém, ocorre o processo de malteação da cevada. Os grãos de cevada são encharcados de água até que comecem a brotar. Daí, o processo de germinação é interrompido pela secagem dos grãos. É este processo – de germinação e secagem – que é conhecido como malteação ou maltagem.
A cevada maltada é moída e misturada com água quente até virar uma massa. O resultado desse processo é um líquido açucarado, com consistência semelhante a de um xarope, chamado de wort, que é separado dessa massa de grãos.
Esse wort, então, é transferido para os washbacks, onde, com a adição de levedura, é fermentado. Esse processo dá origem ao wash – daí a palavra washbacks – que é o mosto fermentado, que, por fim, será destilado nos alambiques de cobre.
Alambiques e a destilação
Um alambique tradicional é composto de três partes principais: o pote (onde o líquido fermentado é aquecido); o pescoço (por onde o álcool evaporado sobe); e o condensador (onde o vapor do álcool se condensa para voltar ao estado líquido).
O tamanho e as formas dessas partes podem influenciar algumas características da bebida. Pescoços mais largos, por exemplo, via de regra, dão origem a destilados mais oleosos. Pescoços mais finos e altos, destilados mais leves. Mas há uma série de outros fatores que podem alterar a personalidade do destilado – a velocidade de destilação, a forma de aquecimento e o tipo de condensador são algumas delas.
De uma forma geral, podemos dizer que, quanto mais contato com cobre houver, mais leve será o destilado. Assim, se há mais refluxo – se o destilado cai de volta ao pote – se a destilação é mais vagarosa ou os pescoços são mais altos, o destilado é mais leve.
Nos alambiques, geralmente, há a dupla destilação. São alambiques distintos. Os de primeira destilação são conhecidos como wash stills. Os de segunda, spirit stills – onde ocorre a separação de cabeça, coração e cauda. E é esse coração que tem graduação alcoólica que pode chegar até aproximadamente 70%.
Ao fim da destilação, a bebida irá para o processo de maturação nos barris de carvalho. É a combinação de todas essas etapas que dá o sabor tão distinto da bebida, já que diversos compostos aromáticos são transferidos da madeira para o destilado.
O tempo de envelhecimento é de no mínimo três anos. No caso do Cardhu, por exemplo, são 12 anos. Depois desse período, o whisky é engarrafado e distribuído para ser apreciado.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.