O gin é a bebida do momento. Mas você conhece a história desse destilado e sabe como usá-lo para fazer os melhores drinks?
Acredite, pode ser interessante explorar o passado e as origens do gin para entender o motivo dele fazer tanto sucesso hoje em dia.
A história do gin
O gin é um destilado à base de zimbro, mas que pode levar outros ingredientes, conhecidos como botânicos: ervas, especiarias, raízes e frutas.
E apesar de a bebida ter sido apresentada ao mundo pela Inglaterra, a receita que originou o gin surgiu na Holanda, no século 15.
O destilado holandês à base de zimbro era chamado “Jenever” e ficou conhecido como a “coragem holandesa”, já que soldados carregavam o destilado em seus cantis para acalmar os nervos antes de batalhas – da mesma forma que drinks surgiram na busca por remédios no passado*.
Hoje em dia, já se sabe que os drinks não funcionam como medicamentos, e nem as bebidas ajudam a acalmar os nervos, mas foi assim que se deu o primeiro contato dos ingleses com o “Jenever”, quando soldados ingleses lutaram lado a lado com os holandeses na guerra da independência contra a Espanha*.
No Reino Unido, a bebida ficou conhecida como “Genever” e caiu no gosto popular. Só no início do século 18 que o nome “gin” ganhou força.
Desde a primeira explosão do gin no Reino Unido, o destilado teve seus altos e baixos ao redor do mundo, mas, a partir dos anos 2000, voltou com força total por conta do maior interesse pela coquetelaria.
Como beber gin
Não existe o melhor jeito de beber gin, já que o paladar de cada pessoa é o mais importante.
Para os mais clássicos, coquetéis como o Dry martini, Tom Collins e Negroni são uma ótima opção.
Nesses casos, as receitas levam ainda ingredientes que nem sempre temos em casa, como licores, bitter e vermute.
Por outro lado, as gin tônicas, que têm feito tanto sucesso, são mais simples e podem ser facilmente preparadas com ingredientes de fácil acesso.
A única dica é utilizar uma taça própria para gin tônica. Os motivos para a recomendação são três:
- O volume de gelo nas taças é maior do que nos copos longos, o que é fundamental para um coquetel refrescante.
- Por segurarmos a taça pela haste ou base, nossas mãos têm menos contato com o coquetel, o que evita que o gelo derreta pelo calor do toque.
- As taças também possuem um bocal maior do que os copos, o que facilita a percepção dos ingredientes utilizados no gin.
O que você prefere, drinks mais clássicos ou modernos?
Receitas com gin
- G&T com limão Tahiti e alecrim
- G&T com limão siciliano e hortelã
- G&T com laranja
- G&T com morango
- G&T com limão siciliano
- Grapefruit Martini
- Negroni
*não recomendamos o consumo de gin para benefícios funcionais
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.