Aperitivos, música, iluminação caprichada, cerveja gelada e bons drinks são essenciais para uma festa de sucesso. Mas, para ela se tornar uma experiência ainda mais incrível para seus convidados, que tal lançar mão de alguns jogos etílicos para divertir a galera?
Para você não perder tempo procurando quais os melhores jogos de beber, separamos dez jogos com bebida que são ideais para transformar qualquer encontro entre amigos num sucesso.
Mas antes, aqui vai um conselho de ouro: cuidado para não exagerar. O objetivo é se divertir, e não o contrário. Para as prendas, prefira bebidas mais fracas e evite shots com destilados de alto teor alcoólico. Além disso, é bacana ter sempre uma garrafa de água por perto. Combinado?
Então aprenda abaixo os melhores jogos para fazer com bebida e se prepare para disputar o título de campeão da rodada! Alguns são clássicos antigos e outros novos, mas são todos perfeitos para animar uma noite de sexta-feira.
1 Beer Pong (ping-pong alcoólico)
Você muito provavelmente já viu este jogo com bebida em filmes ou séries americanas. Como jogar Beer Pong? Mais simples do que parece, funciona da seguinte forma: alguns copos com um pouco de cerveja (ou outra bebida de sua preferência) são colocados em formato de triângulo em lados opostos de uma mesa.
Divida o total de participantes por dois, formando dois times. Cada equipe se enfrenta em rounds de um contra um. O objetivo é acertar o copo do time adversário com uma bolinha de ping-pong. Aquele que tiver seu copo acertado pelo adversário bebe o copo, que é retirado da mesa. Ganha a equipe que acabar com os copos do adversário.
2 Sueca
Clássico entre os jogos de cartas para beber, a Sueca já entrou para o panteão dos jogos de boteco brasileiros. Para jogar, bastam quatro pessoas, que são divididas em duplas. Cada dupla se senta de frente para a outra numa mesa e cada jogador receber 10 cartas. Vale notar que as cartas 8, 9 e 10 e coringas devem ser retirados do baralho antes da distribuição.
O jogo começa então em sentido anti-horário, e a mão de quem corta e distribui também inicia a rodada e deve ser alternada a cada jogada. Os participantes não devem conversar durante o jogo, mantendo o mistério em cada jogada. O primeiro jogador coloca então uma de suas cartas na mesa e os jogadores seguintes devem baixar cartas do mesmo naipe. Ao fim da rodada, vence aquela dupla que apresentar a carta mais forte da mesa, com o peso das cartas variando entre 2, 3, 4, 5, 6, Dama, Valete, Rei, 7 e Ás.
Com o fim da rodada, o vencedor pega as quatro cartas da mesa e as coloca no “montinho” da dupla. Quando todas as cartas acabarem, a partida – ou “vaza” – chega ao fim, e os pontos de cada dupla são contabilizados. As cartas de 2 a 6 não valem nada, enquanto a Dama vale 2 pontos, o Valete vale 3, o Rei vale 4, o 7 vale 10 e o Ás vale 11. A dupla que conseguir mais pontos ganha a “vaza”.
Este jogo com bebida acaba quando uma das equipes vencer quatro “vazas”. A dupla perdedora então paga a prenda e bebe uma dose de bebida. Se quiser deixar o jogo ainda mais engraçado, combine uma prenda extra, como fazer a dupla perdedora passar por debaixo da mesa.
3 Stop
Outro sucesso absoluto, o “Stop” é um jogo muito famoso e divertido. O sistema é o mesmo que você já conhece: cada participante ganha uma folha de papel, onde são escritas e enumeradas categorias como nome, fruta, animal, CEP e etc. Se preferir, você também pode elaborar suas próprias categorias, tornando o jogo mais difícil, apimentado ou engraçado, à sua escolha.
Aí então basta sortear uma letra e começar a partida. O primeiro que terminar grita “stop!”, e a contagem da pontuação começa. Quem fizer menos pontos na rodada bebe uma prenda.
Hoje em dia também é muito fácil encontrar aplicativos de Stop pelo celular que permitem que diversos participantes joguem ao mesmo tempo. Dê uma olhada nas opções disponíveis e combine com seus amigos para todos baixarem a mesma versão do jogo.
Agora é só pensar nas palavras de cada rodada e ser mais rápido do que os outros!
4 Heads Up
Já que falamos em aplicativos, vai aqui um dos jogos para fazer com bebida mais populares do momento. O “Heads Up” é muito divertido e basta apenas um aparelho com o game e dois times para que a partida possa começar. Com o jogo baixado no celular, basta escolher uma das categorias disponíveis, a equipe e o participante que irá começar a partida.
O participante inicial irá então colocar o celular posicionado em sua testa, segurando-o com a mão. Uma palavra irá então aparecer na tela, e seus companheiros de equipe irão dar dicas para que ele adivinhe a palavra. Assim que o jogador acertar, ele movimenta a cabeça e o aparelho para baixo, passando para a próxima palavra.
O jogo prossegue até o fim do tempo determinado pelo aplicativo. Ganha a equipe que acertar mais palavras nesse período. A equipe perdedora paga a prenda!
5 Batalha Naval
Lembra da Batalha Naval, aquele joguinho famoso em que você tentava adivinhar onde estavam os navios do adversário para afundá-los e vencer a “guerra”? Este jogo etílico é basicamente o mesmo, mas a diferença é que, ao invés de navios, vocês jogarão com doses!
Para jogar é bem fácil: você pode utilizar um tabuleiro de batalha naval comum e, a cada vez que uma parte de seu navio for acertada, você bebe uma das doses que já estarão previamente preparadas. Se preferir, você também pode utilizar um dos muitos aplicativos gratuitos em seu celular.
Para os mais criativos, a dica é construir seu próprio tabuleiro de batalhava naval em tamanho grande, colocando os copos com as doses justamente onde estariam os navios. Mas vale notar que é preciso ter discrição para que o adversário à sua frente não veja onde sua frota está posicionada.
Navios à postos, é só começar a partida e “afundar” seu adversário!
6 Detetive
O Detetive é um dos mais conhecidos jogos de cartas para beber, e mesmo depois de tanto tempo ele ainda continua sendo um dos jogos mais cativantes para se jogar com os amigos. Para jogar também é bem simples: você só vai precisar de um baralho e de no mínimo quatro pessoas, que se sentarão em uma mesa ou em um círculo. O primeiro passo é então definir quais serão as cartas que representarão o detetive e o assassino.
Por exemplo, digamos que o “Ás” seja o detetive, o “Valete” seja o assassino e as demais cartas sejam as vítimas. Divida então as cartas do baralho para o número de pessoas da mesa, tendo certeza de incluir apenas uma carta do assassino e uma do detetive. Então, embaralhe e distribua uma carta para cada jogador.
A missão do assassino será a de piscar discretamente para os outros participantes, exceto para o detetive. Cada vítima que receber uma piscada deverá dizer “morri”, e virar sua carta. O detetive deverá estar atento a quem é o assassino e, caso descubra, pode apresentar sua carta como distintivo. Se ele acertar a identidade do criminoso, ganha o jogo. Se errar, ou se o assassino “matar” todas as vítimas antes do fim, ele vence. Quem perder bebe uma dose.
8 Vira Copo
Outro clássico entre os jogos para jogar bebendo, o “Vira Copo” é muito famoso no exterior e tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Para participar você só precisa de alguns copos plásticos, uma mesa e amigos, que serão divididos em dois times iguais e ficarão em lados opostos da mesa. Formadas as equipes, é só colocar um copo à frente de cada participante e enchê-lo com um pouco da bebida de sua preferência.
Um primeiro participante brinda com o adversário em sua frente e os dois viram a bebida. Ambos então deixam seus copos vazios na beirada da mesa e tentam virá-los com um tapa na parte inferior do copo. Se o participante inicial conseguir virar o copo, a vez passa para seu companheiro ao lado, que também irá virar a bebida e tentar virar o copo com um tapa.
Se o competidor não conseguir virar o copo na primeira vez, ele deve continuar tentando até que a vez possa passar para o seu companheiro. Vence o time que terminar de virar os copos primeiro. Uma dica aqui é para usar copos plásticos grandes, que terão mais estabilidade e facilitarão o andamento do jogo. Preparado? Agora é só beber e virar!
9 Eu Nunca
O “Eu Nunca” é um jogo para você que gosta de apimentar os jogos com bebida, e também é muito fácil. Os participantes se sentam em círculos e a cada rodada alguém diz “eu nunca” seguido de algo que nunca fez. Quem já tiver praticado o que foi dito na frase bebe uma dose. Ganha quem beber menos ao fim das perguntas.
10 Jogo da Memória
O Jogo da Memória é um dos mais fáceis e engraçados jogos para jogar bebendo. Para pratica-lo basta se juntar com seus amigos em uma mesa ou círculo. Veja o passo a passo abaixo:
- O primeiro participante começa falando uma palavra. “Carro”, por exemplo.
- O segundo jogador então continua com a primeira palavra e adiciona uma nova: “Carro, bicicleta…”
- O terceiro fala então as duas primeiras palavras e mais outra: “Carro, bicicleta, ônibus…”
- Perde a rodada quem errar a sequência ou a palavra. A partida acaba quando alguém errar a sequência de palavras três vezes.
11 Roleta Russa
Este jogo com bebida e é para os que gostam de “arriscar”. A Roleta Russa é bem fácil de jogar: basta colocar uma dose de água ou de um drink não alcoólico para cada um dos participantes, substituindo o conteúdo de uma delas por vodka ou outra bebida transparente de sua preferência, que possa ser confundido com a bebida dos outros copos.
Aí, basta misturar os copos e colocar cada um em frente a um dos participantes. Um a um, os participantes vão virando. Perde quem pegar o copo com a dose em três rodadas ou mais, segundo sua escolha.
Dicas dadas, basta você escolher seus jogos para fazer com bebida favoritos e começar a festa! Lembre-se sempre de beber com responsabilidade e de não ingerir álcool se for dirigir. Boa diversão!
Imagens: Laura LaRose/Flickr, Freepik, Alexas_Fotos/Pixabay.
Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.