Glencairn: o copo oficial para a degustação de whisky 

Eleve a degustação de whisky ao patamar máximo com o Glencairn Glass 

Champanhe, vinho, cerveja, brandy: para cada bebida, há um copo específico para apreciá-la da melhor maneira possível. 

O mesmo não se podia dizer do whisky, que apesar de sua longa e gloriosa história, até 2001 ainda não possuía um copo oficial de degustação. 

Foi quando surgiu o Glencairn Whisky Glass, criado pelo escocês Raymond Davidson, que desde meados da década de 1970 já trabalhava em um projeto de copo que fosse perfeito para apreciar a bebida típica de seu país.

Glencairn o copo oficial para a degustação de whisky

Características do copo Glencairn 

Após o desenho original ficar na gaveta por quase 25 anos, os filhos de Raymond – Paul e Scott Davidson – decidiram reativá-lo. 

Através de parcerias com os melhores master blenders da Escócia, o design do copo foi aprimorado e evoluiu até chegar à forma perfeita: uma taça de cristal cristalina e ampla, que permite visualizar e desfrutar o whisky com o máximo de eficiência. 

Capaz de comportar uma dose de 50 ml da bebida e a adição de um pouco de água (para os que assim desejarem), o Glencairn Glass mantém a quantia exata de líquido em contato com o ar, permitindo que os aromas se desenvolvam por completo. 

A boca afilada captura e concentra as notas sensoriais no nariz, enquanto o corpo, e a base mais largos não só facilitam o manuseio, como também favorecem a visualização e a degustação do líquido.

Atualmente, o Glencairn Glass pode ser encontrado nos 7 continentes e em mais de 90 países, além de estar presente em praticamente todas as destilarias da Escócia, Irlanda, Gales e boa parte dos Estados Unidos. 

Como degustar whisky no copo Glencairn 

Para começar, adicione 50 ml de whisky puro ao copo Glencairn. Depois, siga os passos: 

  1. Observe a cor 

Analisar a cor do whisky indica o tipo de barril em que a bebida foi envelhecida. Observe atentamente se ela é amarelada, âmbar ou mais escurecida, próxima da cor marrom. 

  1. Sinta o aroma 

Aproxime o copo do nariz e inspire profunda e lentamente, tentando distinguir os aromas da bebida. Verifique se o whisky é frutado, defumado, achocolatado, amadeirado, etc. Não tenha pressa: os aromas se alteram no copo o tempo todo, então faça esse exercício por diversas vezes. 

Após sentir o aroma da bebida pura, também é possível adicionar um pouco de água para “abrir” ou “fechar” as notas sensoriais. 

  1. Identifique o corpo/textura 

O whisky pode ter corpo leve, médio ou pesado. 

Para descobrir, gire o copo lentamente e verifique se a bebida é mais densa e pegajosa, aderindo às laterais do vidro e deslizando mais lentamente. Ou, ao contrário, se o líquido é menos denso e escorre mais rapidamente, sugerindo uma bebida de corpo mais leve. Ambas são excelentes, vale lembrar! 

  1. Identifique o perfil sensorial 

Busque identificar os gostos primários – doce, salgado, ácido, amargo, seco, picante e defumado. 

Depois, adicione um pouco de água, permitindo explorar ainda mais o sabor da bebida. 

Mantenha um pouco de whisky no copo por pelo menos 20 minutos, para avaliar como o sabor se desenvolveu ao longo do tempo.

  1. Finalização 

Por fim, observe a forma como o sabor da bebida permanece em sua boca após cada gole: ele se mantém por algum tempo, muda lentamente ou desaparece em instantes? 

E então, que tal apreciar um bom whisky no copo Glencairn? De frutados a defumados, passando também pelos aromáticos, existem diversos sabores que vão enriquecer ainda mais a sua experiência sensorial. Confira todas as opções acessando o The Bar, a loja online oficial da Diageo. 

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *