10 filmes e séries em que o whisky roubou a cena 

Seja puro, com gelo ou misturado em drinks icônicos, o whisky é uma das bebidas alcoólicas mais presentes em filmes e séries de TV.

Frequentemente associado a símbolos de status e glamour, o destilado é parte integrante de inúmeras cenas e personagens que marcaram época.

A seguir, conheça 10 filmes e séries em que o whisky roubou a cena: 

Mad Men (2007-2015)

Sucesso absoluto de público e crítica, a série Mad Men gira em torno do cotidiano de uma agência de publicidade de Nova York nas décadas de 1950 e 1960.

Interpretado pelo ator John Hamm, o protagonista Don Draper é um diretor de criação repleto de conflitos que concilia a rotina agitada com o consumo exagerado de várias doses de whisky.

Além de um apreciador costumeiro do destilado puro ou com gelo, o personagem também é adepto do Old Fashioned, drink feito com whisky, xarope de açúcar, Angostura e laranja.

007 – Operação Skyfall (2012)

Ícone do cinema, James Bond é outro apaixonado por whiskies que figuram em diversos títulos da franquia.

Em Operação Skyfall, por exemplo, o destilado rouba a cena em muitos momentos, incluindo na icônica e fatídica cena em que a bondgirl Severine – interpretada por Berenice Marlohe – é morta com um copo da bebida equilibrado na cabeça.

Um dos scotches favoritos do espião é o Talisker, single malt que surpreende pelo sabor encorpado e defumado, que aparece em destaque em 007 – Um novo dia para morrer, de 2002.

Parks and recreation (2009-2015)

A série – que no Brasil foi batizada de “Confusões de Leslie” – aborda com humor as controvérsias políticas e sociais de uma cidade fictícia nos Estados Unidos.

Um dos personagens mais hilários da trama – o funcionário público Ron Swanson – mantém na sua rotina mal-humorada o hábito de degustar muitas doses de Lagavulin 16, um single malt encorpado, com intensas notas turfadas e amadeiradas.

Encontros e desencontros (2004)

Com direção de Sofia Coppola, o filme conta a história do ator em decadência Bob Harris – interpretado por Bill Murray – que vai ao Japão participar de um comercial de whisky japonês.

A bebida não só ocupa lugar de destaque no roteiro deste longa, como também é presença constante no copo do protagonista, embalando diálogos e cenas épicas.

A Lei da Montanha (1958)

Para quem gosta de um clássico em preto e branco, o filme ajuda a compreender mais sobre a história do whisky.

O enredo narra a história de um veterano de guerra que volta para casa e assume a destilaria da família numa época em que a fabricação artesanal da bebida era considerada ilegal.

O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004)

O whisky é um dos melhores amigos de Ron Burgundy, âncora jornalístico interpretado por Will Ferrell que costuma bradar aos quatro ventos o bordão: “I love scotch. Scotch, scotch, scotch. Here it goes, down into my belly.” Ou “Eu amo whisky. Whisky, whisky, whisky. Lá vai ele, descendo para minha barriga”.

A paixão do protagonista pelo destilado é tão notória que uma destilaria escocesa produziu um whisky homônimo inspirado no personagem.

Peaky Blinders (2013)

O whisky – sobretudo de origem irlandesa – é o combustível dos Peaky Blinders, como se autodenominam os membros de uma gangue das áreas urbanas de Birmingham, na Inglaterra, no período após a Primeira Guerra Mundial.

Abundante na época em toda a região, o destilado é consumido sem cerimônia pelos personagens em todas as temporadas da série.

Bastardos Inglórios (2009)

Com direção de Quentin Tarantino, o filme narra a história fictícia de um grupo de norte-americanos que, em meio à Segunda Guerra Mundial, decide caçar nazistas na França ocupada por alemães.

A clássica cena da taverna tem o whisky como “estopim” de uma briga. Ao pedir três copos da bebida fazendo um gesto tipicamente britânico com uma das mãos, o agente infiltrado põe a perder seu disfarce de oficial alemão.

Sintonia (2019)

Idealizada e dirigida pelo produtor musical Kondzilla, esta série brasileira narra a história de três amigos de origem humilde que perseguem seus sonhos cercados de música, drogas e religião.

Um deles é MC Doni, que assim que emplaca os primeiros hits passa a investir em um dos seus whiskies favoritos. O clássico Johnnie Walker Green Label, servido com gelo de água de coco, marca presença na sequência de cenas em que MC Luzi e MC Doni se conhecem e começam a criar uma nova música de sucesso, “Não pode parar”, durante a segunda temporada.

Bravura Indômita (2010)

Misto de drama, aventura e faroeste, o filme é a segunda adaptação para o cinema do romance homônimo de Charles Portis, lançado em 1968.

Um dos personagens principais da trama é o ébrio e destemido xerife Rooster Cogburn, interpretado por Jeff Bridges. Em diversas cenas, o personagem aparece consumindo várias doses da bebida.

Em uma das sequências mais famosas, Cogburn chega a lançar uma garrafa do destilado ao ar para usá-la como alvo, disparando vários tiros sem sucesso.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *