Como saber se o whisky é original ou falsificado? Veja algumas dicas

Uma das maiores preocupações dos apaixonados por bebidas, em especial por whisky, é o risco de se deparar com um produto falsificado. Afinal, não há nada mais frustrante do que se preparar para degustar um tradicional scotch e perceber que foi enganado. Mas será que tem como saber se o whisky é original ou falsificado?

+ Como é feito o whisky Johnnie Walker Red Label?

A resposta é sim. Infelizmente, a pirataria de bebidas alcoólicas é uma prática que existe, mas é possível verificar quais garrafas são originais, mesmo em casos em que o conteúdo pode até ser o destilado, mas de menor qualidade.

O que é um whisky falsificado?

Uma bebida falsificada é aquela produzida sem seguir os processos aprovados e regulamentados de produção dos fabricantes legítimos e registrados, como Johnnie Walker. O resultado é que esses itens ilegais não atendem às normas utilizadas para garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

É habitual que esses produtores ilegais utilizem etanol misturado com outros ingredientes que não seguem o processo de fermentação natural. No caso do whisky, também podem ser utilizados iodo e outras substâncias tóxicas. 

Existem riscos ao consumir whisky falsificado?

Uma das grandes questões que envolvem a produção ilegal de whisky é que a bebida pode trazer riscos significativos à saúde dos consumidores.​ Por serem produzidas sem controle de qualidade ou fiscalização, essas bebidas podem conter quantidades muito altas de ingredientes nocivos e tóxicos, além de poderem ser contaminadas por produtos químicos durante a fabricação.

Com o consumo excessivo dessas substâncias, existe um alto risco de intoxicação e de infecções. Por isso, é tão importante verificar as garrafas e entender como saber se o whisky é original ou falsificado. 

Como saber se o whisky é original pelo rótulo?

O primeiro passo de como saber se o whisky é original ou não é olhar dentro da garrafa e perceber se existe, atrás do rótulo principal em seu interior, um número de série do produto. Em seguida, verifique também se este mesmo número de série se encontra na embalagem externa. 

Perceba também se esse rótulo está cortado ou danificado, e se existem palavras escritas da maneira incorreta em qualquer parte do rótulo e da embalagem. 

Como saber se o whisky é original pelo lacre e detalhes da garrafa?

Você sabia que em todas as bebidas existe um lacre de segurança? Esse lacre envolve o selo do IPI – esse selo é o meio mais fácil de como saber se o whisky é original, já que comprova que o produto entrou legalmente no Brasil. Ele também indica que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi pago de maneira correta e, portanto, que a venda dele é permitida pelos estabelecimentos.

Como saber se o whisky é original pela cor?

Preste atenção na cor da bebida. O verdadeiro whisky tem um tom dourado e transparente. No caso de algumas garrafas, é possível, inclusive, olhar através da garrafa e ver o outro lado. Portanto, se o conteúdo for muito denso ou apresentar impurezas, como pontinhos pretos, é muito provável que ele seja falso.

Reparar também se o líquido formar bolhas ao sacudir a garrafa também é outra dica de como saber se o whisky é original ou não. O mais comum é que as bolhinhas que surgirem desaparecem em pouco tempo, mais ou menos entre 3 e 5 segundos. 

Como saber se o whisky é original pelo cheiro?

Cheirar também ajuda a saber se a bebida é ou não original. Abra a garrafa e passe um pouco do líquido na sua mão, esperando alguns segundos para que evapore. Um whisky original costuma ter aroma amadeirado. Por isso, caso sinta cheiro semelhante ao de cachaça, por exemplo, ele é produzido ilegalmente. 

Como saber se o whisky é original pelo gosto?

O gosto do malte é muito presente no scotch e um bom apreciador tem a capacidade de identificar se tem alguma diferença, mesmo que seja mínima, e terá como saber se o whisky é original. Além disso, é bastante comum que as bebidas falsificadas tenham gosto exagerado de álcool, sem o toque defumado que é tão característico do whisky. 

Como saber se o whisky é original com um pedaço de pão?

Quer aprender um truque um pouco excêntrico de como saber se o whisky é original? Pingue algumas gotas sobre o pão. Se a massa continuar normal, a bebida é verdadeira, mas se escurecer na parte onde as gotas caíram, é falso!

O motivo dessa “mágica”? Enquanto o verdadeiro scotch fica maturando nos barris de carvalho por anos até ganhar cor, a alternativa ilegal possui tintura de iodo em sua composição. Quando entra em contato com o amido presente no pão, o iodo escurece. É pura ciência! 

Como evitar comprar whisky falsificado?

Escolha bem o local de compra

Seja em lojas, mercados ou compras on-line, é imprescindível que você busque um local de confiança para adquirir qualquer produto. Procure sempre estabelecimentos que apresentem todas as informações ao cliente e que ofereçam nota fiscal.

Preço muito baixo? Desconfie!

Uma das maneiras dos falsificadores atraírem sua atenção é o preço, mas se o valor de venda estiver muito abaixo do normal, pode ser um mau sinal. Um jeito de saber como saber se o whisky é original é lembrar que existe um custo para a bebida chegar com segurança à sua mão.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *