Um dos perfis de sabor mais marcantes no whisky é o encorpado e aromático. Sua complexidade e notas sensoriais proporcionam uma experiência única.
Com textura mais densa e cremosa, os whiskies encorpados e aromáticos podem revelar notas de especiarias e grama, ao mesmo tempo em que preenchem totalmente a boca a cada gole.
De onde vem o sabor aromático?
As notas aromáticas costumam aparecer durante a fase de envelhecimento do whisky em barris de madeira.
Geralmente são utilizados barris de carvalho, que podem ser de uso único ou já terem sido usados antes para armazenar outras bebidas, como vinho jerez e rum, entre outras.
O perfil de sabor do whisky será afetado não só pela qualidade da madeira, mas pelo tempo em que a bebida permanecer nestes barris.
Notas picantes que remetem a especiarias como canela, pimenta, baunilha e gengibre são muito comuns nos destilados de perfil aromático.
Whiskies encorpados e aromáticos
Entre os destilados que possuem esse complexo perfil de sabor está o Buchanan’s 12, um blended scotch envelhecido 12 anos que esbanja elegância e frescor, com aroma levemente cítrico e herbal, realçando notas de baunilha e caramelo.
Outro blend sofisticado para quem aprecia corpo e aroma intensos é Johnnie Walker Green Label. Com mínimo de 15 anos de maturação, apresenta aroma e sabores profundos, com notas de grama recém-cortada, frutas frescas, pimenta, baunilha e sândalo.
Versátil, esse perfil de whisky é ideal para ser degustado puro ou com gelo, mas também é perfeito para compor drinks como esse que você confere abaixo:
Buchanan’s Passionfruit
Numa coqueteleira coloque gelo, 45ml de Buchanan’s 12 anos, 15ml de suco de limão taiti, 20ml de xarope de açúcar e 20ml de suco de maracujá. Bata e coe tudo para uma taça coupé e complete com champagne. Decore com um zest de laranja. Teor alcoólico: 12,63% em um drink de 300ml.