Caipiroska no churrasco: 6 dicas para um drink sem erros

Caipiroska or caipirinha cocktail still life agains black

O churrasco pode não ter sido inventado no Brasil, mas nós com certeza o aperfeiçoamos. A criatividade é, no fim das contas, um dos talentos inertes do brasileiro, contido em nosso DNA. E essa característica estende-se a muitos outros lugares – um deles, é claro, o universo dos drinks. A caipirinha, uma das primeiras associações feitas por estrangeiros quando o assunto de uma conversa é nosso país (e sempre presente em churrascos) inspirou muitos outros drinks – todos deliciosos. Um dos mais amados em terras tupiniquins é a caipiroska.

A fórmula da Caipiroska é simples – o preparo também. Você não precisa ser uma profissional de bar para aprender a preparar uma Caipiroska perfeita para seus convidados: impressione como anfitrião e descubra os toques para deixar o seu drink à altura de sua festa ou churrasco – perfeita e sem dores de cabeça.

1. A receita da caipiroska sem erros

Limão para caipiroska

  • Ingredientes: Vodka, açúcar, gelo e limão.
  • Corte o limão em quatro pedaços, retire o miolo branco central e coloque-os em um copo.
  • Adicione uma colher de açúcar e macere gentilmente o limão.
  • Acrescente gelo até encher o copo e, por último, adicione 60 ml de vodka Sminorff (teor alcoólico: 37,5%).
  • Com uma colher, remexa a mistura.

Saúde!

2. Equilíbrio é tudo

Uma festa envolve diversos elementos: comes, bebes, música, espaço, decoração e mais. Se a música está muito alta, a experiência de celebração fica prejudicada, por mais que o lugar escolhido para se reunir com os amigos seja perfeito e a decoração impecável.

Pense em sua Caipiroska da mesma maneira.

Por mais que Sminorff seja uma bebida de excelência, a vodka não entra no drink para roubar o protagonismo dos outros elementos. Use um medidor – um copo do tipo shot também resolve a questão – para não exagerar na dose. Para cada drink, 60 ml de Sminorff é mais do que o suficiente.

3. O limão não é seu inimigo

O miolo branco do limão carrega a culpa de amargar drinks como a Caipiroska – mas esta é uma meia verdade.

A columela, como é chamada essa parte, não afeta no sabor da bebida. Acontece que, quando mantida, a extração do sumo dos gomos se torna mais difícil. Por isso, quando maceramos o limão, faz todo o sentido retirar o miolo da fruta. Mas não adianta a parte branca ficar de fora se você descontar toda a raiva nos pedaços de limão no copo ou na coqueteleira na hora de extrair o seu sumo.

Sem enrolação: macere gentilmente a fruta. Não trate o limão com amargor, porque, caso contrário, ele irá azedar (metaforicamente e literalmente) a sua Caipiroska. Evite também deixar o limão exposto já cortado. Frutas cítricas, quando em contato com a atmosfera, oxidam rapidamente, contribuindo para que o drink fique amargo.

4. Qualidade é tudo

Na cozinha é padrão dizer que a qualidade de um prato depende do ingrediente de mais baixa qualidade em um prato. Buscar o equilíbrio na Caipiroska perfeita significa também manter um padrão de qualidade para todos os insumos usados em sua elaboração.

Frutas passadas? Aproveite-as de outras formas que não no copo ou na coqueteleira. Gelo de má qualidade, feito sem água filtrada? Evite ao máximo. Vodka? Smirnoff, claro.

5. Além do simples

A lista básica de ingredientes de uma Caipiroska não guarda muitos segredos. Mas ela não se limita apenas a esse quarteto. Os tradicionais apostam no limão, mas a Caipiroska é território livre para a criatividade na hora de escolher o elemento que dará ao drink o seu sabor mais marcante.

Prova disso é o concurso A Melhor Caipiroska do Brasil, promovido pela Sminorff. A receita vencedora da 1ª edição, do bar Senhor Boteco, de Jaboticabal, levava abacaxi, gengibre, manjericão, açúcar orgânica e picolé de tangerina – além de, claro, Sminorff.

Comece brincando com frutas cítricas ou limões diferentes do taiti, o mais tradicional para o preparo da bebida. Brinque também com ervas – hortelã e manjericão são boas pedidas – em combinação com outras frutas. A pimenta também tem vez com frutas mais adocicadas. Coloque a imaginação para fluir e faça experimentos até encontrar a combinação que tenha mais a ver com o momento de sua celebração.

6. Sustentabilidade

Um canudo de plástico não é necessário para tornar sua experiência de beber uma Caipiroska mais saborosa. Deixe-o de lado, curta seu drink e colabore com o planeta.

Imagens: iStock

Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.