Como é feito o whisky Johnnie Walker Red Label?

Você já sentiu curiosidade de saber mais sobre a história do whisky escocês mais consumido no mundo? Como ele é feito? Onde? O Johnnie Walker Red Label tem um processo de produção bastante interessante e que acrescenta muito ao sabor marcante da bebida. 

Mas antes de saber como é feito o  Johnnie Walker Red Label, é importante entender o que é um scotch whisky, que é o escocês. 

Quais as características de um whisky escocês?

Para que seja considerado um scotch whisky, a bebida deve ser fabricada na Escócia a partir de cereais, água e fermento, também conhecido como levedura.

Para começar o processo, os grãos de cevada ou outras sementes ficam encharcados de água até que comecem a brotar e, só então, são secos e tostados para que fiquem maltados. 

A cevada maltada é moída e passa por uma espécie de peneira, para retirar as partículas maiores. O resultado é um pó, chamado grist. Esse grist é misturado com água quente até virar uma massa. O resultado desse processo é um líquido açucarado, chamado de wort, que é separado dessa massa de grãos.

Após isso, começa a etapa da fermentação, adicionando levedura ao wort. O processo leva entre dois a quatro dias. Quando o wash – nome dado ao líquido fermentado – fica pronto, é o momento de destilar, aquecendo-o e esfriando-o duas vezes para chegar ao teor alcoólico necessário para que o líquido seja chamado de whisky.  

Ao fim da destilação, a bebida ainda deve ser envelhecida em barris de carvalho de até 700 litros por pelo menos três anos até se tornar o scotch whisky como conhecemos. É a combinação de todas essas etapas que dá o sabor tão distinto da bebida.

Mas e o Red Label, quais as diferenças?

Os scotch whiskies são classificados em single malt e single grain, que são bebidas destiladas em uma única destilaria, e blends, que podem ser blended grains, blended malts ou blended whisky, dependendo da combinação. Todos os blends são uma mistura de whiskies feitos em mais de uma destilaria.   

O Red Label é um Blended Scotch Whisky e resultado de uma combinação de whiskies leves da Costa Leste da Escócia e whiskies mais turfosos do Oeste.

A criação deste blend é feita pelo Master Blender, um profissional que tem o conhecimento de como equilibrar os aromas, sabores e peculiaridades de cada whisky. 

O Johnnie Walker Red Label possui sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo quando misturado. Ao degustar esse whisky, é possível perceber notas de canela e pimenta, combinadas com a doçura da maçã ou pera. O acabamento é mais defumado.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

  •  Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.