Descubra os tipos de whisky mais populares do mundo!

Você sabe a diferença entre um whisky escocês single malt, um blended, um bourbon, um Tennessee whiskey ou um rye?

Vamos começar pela dúvida mais comum: É WHISKY ou WHISKEY?

A grafia muda conforme o país de origem.

No século XIX, quando a Irlanda liderava a produção mundial da bebida, decidiu adicionar um “e” à palavra — tornando-a whiskey — para se diferenciar do whisky escocês no mercado norte-americano. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos, os americanos adotaram essa mesma grafia. Ou seja:

Whisky, sem “e”, é a forma usada na Escócia, Canadá, Japão e em vários outros países.

Whiskey, com “e”, é comum na Irlanda e nos Estados Unidos.

O que define um whisky?

Na sua definição geral, o “whisky” é uma bebida destilada da fermentação do malte. Mas, existem 4 principais diferenças entre os tipos de whisky: o grão utilizado, o processo de produção, onde o whisky foi feito e por quanto tempo ele foi maturado.

A seguir, confira os principais tipos de whisky e suas características, desde a preparação até a origem.

WHISKY ESCOCÊS Um whisky escocês deve ser feito com quaisquer grãos, sejam eles maltados ou não. Pode ser destilado em alambiques de cobre ou destiladores de coluna. Devem, obrigatoriamente, ser maturados em barris de carvalho de no máximo 700 litros por três anos. A graduação alcoólica não pode ser inferior a 40%, e os únicos aditivos permitidos são água e corante caramelo, para padronização de cor. Exceto pelo envase, que, no caso de blends pode ocorrer fora da Escócia, a produção da bebida deve acontecer em território Escocês. A idade declarada de um scotch whisky é referente ao whisky mais jovem utilizado na mistura.

  • Whisky Single Malt- Single malts devem seguir todas as regras de scotch whisky, e mais algumas. Devem ser produzidos em uma única destilaria, somente com cevada maltada, e destilados, obrigatoriamente, em alambiques de cobre. O envase somente pode ocorrer na Escócia. De acordo com a SWA, os whiskies vêm de  cinco regiões da Escócia.
  • Single Grain- É o whisky produzido em uma única destilaria, que pode levar outros tipos de grãos, como o trigo e milho, bem como cevada, produzido em destiladores contínuos para que seu sabor seja mais leve e sutil, sendo ideal para blending. Via de regra, tudo que for produzido em uma única destilaria e não seguir as regras de Single Malt, será um single grain.
  • Blended Malt- São a mistura de dois ou mais single malts, sem a participação de whiskies de grão (grain whiskies) na mistura. Normalmente, são equilibrados como os blends mas intensos, como os single malts.
  • Blended Grain- É a mistura de pelo menos dois Single Grain Scotch Whiskies, sem qualquer single malt na mistura. São delicados, florais e equilibrados.

WHISKY AMERICANO

É qualquer whisky produzido nos Estados Unidos. Normalmente, são classificados de acordo com o cereal predominante na receita de seu mosto, que será mais tarde destilado.
 
O cereal predominante é aquele que dá o nome. Bourbons, por exemplo, tem 51% ou mais de milho, e Rye, 51% ou mais de centeio. A maioria do whiskey americano é maturado em barris virgens de carvalho americano, mas, há também alguns envelhecidos em barris usados.

  • Bourbon- É o estilo mais comum de whisky produzido nos Estados Unidos. De acordo como Code of Federal Regulations, que determina as regras para classificação de bebidas alcoólicas nos EUA. Não há tempo mínimo de envelhecimento, mas, depois de dois anos, ele pode ser chamado de “straight bourbon”. Bourbons podem ser produzidos em qualquer lugar dos Estados Unidos.
  • Tennessee Whisky- Seguem quase as mesmas regras de Bourbon. No entanto, devem ser produzidos no estado do Tennessee, e passam por um processo a mais, conhecido como Lincoln County Process, que é a filtragem em carvão de bordo após a destilação.
  • Rye Whiskeys- Devem ser produzidos com 51% ou mais de centeio, sendo que o restante da receita de seu mosto pode conter milho, trigo, cevada maltada ou outros cereais. Exceto pela diferença da predominância de grãos em sua receita, ryes seguem quase as mesmas regras de bourbons.

WHISKY IRLANDÊS

É qualquer whiskey feito no Eire (República da Irlanda) ou na Irlanda do Norte.
 
A maioria dos whiskies irlandeses são produzido em alambique e destilado três vezes, ao contrário do processo de dupla destilação mais comumente adotado na Escócia, e é famoso por sua leveza.

WHISKY CANADENSE

Conhecido por adicionar uma pequena quantidade de centeio às maltagens, o whisky canadense combina cevada, milho e trigo para criar uma bebida reconhecida por sua suavidade.

Gostou desse contéudo?

Aproveite para já conhecer nossa seleção de whiskies!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *