Repleta de paisagens estonteantes e cenários pitorescos, a Escócia é uma espécie de Disneylândia para os amantes de whisky.
O país possui mais de 100 destilarias em atividade, a maioria concentrada nas regiões de Speyside e Highlands. Porém, em toda parte é possível degustar excelentes whiskies e mergulhar na história e cultura da bebida.
A seguir, confira um roteiro com 5 destinos escoceses perfeitos para quem ama whisky:
Aberlour
Localizada na região de Speyside, a cidade de Aberlour reúne natureza, cenários campestres e algumas das mais famosas destilarias do mundo, a exemplo da Cardhu.
Verdadeiro ícone da história do whisky, a Cardhu foi a primeira destilaria do mundo fundada por uma mulher, mais precisamente Helen Cumming, que abriu o negócio em 1811, época em que a fabricação do destilado estava vetada no país.
Leve, frutado e com notas levemente defumadas, o single malt da Cardhu possui um sabor que agrada a todos os paladares, de connoisseurs aos novatos no mundo do whisky.
Hoje, a maior parte da produção da destilaria – aproximadamente 70% – é voltada para a linha Johnnie Walker.
Edimburgo
Destino obrigatório de qualquer viajante que passe pela Escócia, a bela e pacata Edimburgo enche os olhos pela natureza e arquitetura típicas da região.
Além de sediar destilarias renomadas, a capital do país também reserva algumas atrações feitas sob medida para os apreciadores de whisky.
Um exemplo é a Johnnie Walker Princes Street, espaço localizado no rooftop de um edifício histórico de 1820 com vista excepcional para a cidade e o Castelo de Edimburgo.
O local oferece experiências imersivas para aguçar todos os sentidos, unindo o melhor da gastronomia e da coquetelaria contemporâneas, com destaque, claro, para a carta de whiskies. No chamado “Bar dos Exploradores”, por exemplo, você poderá degustar os destilados mais concorridos da Escócia, escolhendo entre as 150 garrafas disponíveis.
Ilha de Skye
![Ilha de Skye - destinos de viagem na Escócia para quem ama whisky](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/03/destinos-de-viagem-na-Escocia-para-quem-ama-whisky1-1024x657.jpg)
Mais do que estonteantes, poéticas: assim são as paisagens da Ilha de Skye, que mais se parecem (e, por muitas vezes, já foram) cenários de filmes.
Situada a noroeste da região de Highlands, a ilha se destaca pela natureza repleta de colinas verdejantes, rios, lagos e montanhas.
Às margens do Loch Harport – pequeno e belíssimo lago marinho – está a Talisker, a mais antiga destilaria em funcionamento na ilha, fundada em 1830.
Ao visitar o local, é possível não só penetrar em toda a fascinante história da marca, mas também provar os destilados produzidos ali, incluindo o Talisker 10 anos, single malt que mescla notas frutadas, defumadas e picantes.
Ilha Negra
![destinos de viagem na Escócia para quem ama whisky - Ilha Negra](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/03/destinos-de-viagem-na-Escocia-para-quem-ama-whisky2-1024x683.jpg)
A Ilha Negra – ou Black Isle, em inglês – é uma península localizada ao norte da cidade de Inverness, na região de Highlands.
Entre golfinhos, lendas celtas, delícias da gastronomia local e uma incrível vista do mar, você também pode mergulhar na história e nos sabores de outro renomado single malt.
Em Black Isle está localizada a destilaria Glen Ord, fundada por Thomas Mackenzie no século 19.
Um dos diferenciais do whisky produzido ali – o Singleton of Glen Ord – são os processos mais longos de fermentação e destilação. Suave e complexo, o destilado possui notas de baunilha e finalização cremosa, além de um suave toque defumado.
Islay
![destinos de viagem na Escócia para quem ama whisky - Islay](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/03/destinos-de-viagem-na-Escocia-para-quem-ama-whisky3-1024x683.jpg)
Islay é uma das ilhas que compõem o arquipélago das Hébridas, na costa oeste da Escócia.
Cercada de praias e montanhas, a ilha de paisagens bucólicas é também um dos mais tradicionais polos produtores de whisky no país.
Dentre as destilarias instaladas na área está a Lagavulin, um ícone que representa toda a sofisticação dos single malts escoceses.
Aproveite a visita para degustar alguns dos destilados mais concorridos da marca, a exemplo de sua versão 16 anos, com intensas notas amadeiradas e um toque de turfa defumada característico da região.
Gostou? Então aguarde a continuação do nosso roteiro pela Escócia trazendo outras destilarias e mais atrações de cada região.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.