Whisky escocês mais vendido no mundo, o Johnnie Walker Red Label tem como uma de suas características a versatilidade. É possível apreciá-lo puro, com gelo e até mesmo em drinks. Não há regras.
Apesar disso, há muitos mitos que envolvem o universo do scotch whisky. É bem provável, por exemplo, que você já tenha ouvido alguém dizer que “não se mistura um whisky com nada”. Mas acredite: não é bem assim.
Como degustar um whisky
O especialista em whisky Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado O Cão Engarrafado, explica que quando é feita a degustação analítica de uma bebida sempre se bebe ela pura ou com um splash de água.
“Mas isso é um approach acadêmico. Se você se interessa por whisky, beba conforme sua curiosidade mandar. Não há regra quando a ideia é beber por prazer.”
No caso da degustação, sirva-se de uma dose e, primeiro de tudo, reserve um tempo para apreciar o aroma do whisky. Parte significativa do sabor depende do aroma, não menospreze-o.
Depois, sim, beba um gole, mas fique alguns segundos com o whisky na boca antes de engolir para buscar no paladar os sabores da bebida.
Johnnie Walker Red Label possui notas de pimenta e canela combinadas com a doçura de frutas como maçã e pera. O acabamento é de baunilha e sabores defumados. Busque encontrar essas diferenças.
Algumas pessoas acrescentam gotas de água para abrir os sabores. Vale fazer essa experiência, mas lembre-se de que é pouca água. Em excesso pode atrapalhar a degustação.
como beber Red Label
Degustar é uma coisa, aproveitar toda a versatilidade do whisky é outra. A degustação é feita da forma como explicamos acima, mas o Johnnie Walker Red Label e outros whiskies escoceses também podem ser apreciados com gelo, uma combinação bem tradicional, ou em drinks variados.
O que vai indicar a forma ideal é a experiência que a própria pessoa quer viver naquele momento. Uma bebida quente ou refrescante? Sabores mais complexos ou suaves? O que será mais agradável ao paladar?
“Se você é apaixonado por coquetéis, misture o Red Label. Se gosta com gelo, não se sinta coibido também. E se prefere beber puro ou com água, excelente. Você só vai manter vivo o interesse por whisky se satisfizer suas curiosidades e traçar seu próprio caminho. Tem uma marca que fala uma coisa assim, né, acho que é keep walking!”, completa Maurício Porto.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.