O calor humano, o gingado, o alto astral e o bom humor são algumas das características que fazem dos brasileiros um povo único e muito admirado pelo mundo. Toda essa alegria e maneira despretensiosa de viver da população são bem retratadas a partir de pratos típicos, como a feijoada e a moqueca, e os mais diversos tipos de drinks brasileiros.
Como não podia deixar de ser, o nosso drink mais conhecido pelo mundo é a Caipirinha, que carrega a tradição e a conexão com algumas das nossas maiores paixões. Mas, criativos por natureza, os brasileiros imprimiram sua marca em outros coquetéis brasileiros que não poderiam ter sido criados em nenhum outro lugar além daqui.
Confira abaixo a lista com os melhores drinks brasileiros e aprenda a preparar receitas com a assinatura típica do Brasil.
Batidas e coquetéis brasileiros com a nossa cara
Bebida tipicamente brasileira, a famosa “batidinha” se tornou uma tradição em nosso país, e não é difícil encontrar sabores variados e curiosos que agradam aos mais diversos paladares.
Além da clássica batida de morango, a criatividade brasileira e os produtos regionais renderam também outras variações muito saborosas, como a batida de paçoca e a batida de leite de coco, que você confere o passo a passo neste artigo aqui.
Já ficou com água na boca? Calma que ainda tem mais.
Existem também diversas outras opções com frutas típicas brasileiras, como a energética batida de açaí, uma cremosa batida de graviola ou a incomparável batida de caju.
Além das nossas deliciosas frutas tropicais, essas batidinhas fáceis de fazer precisam de outros poucos ingredientes para ficarem deliciosas. Veja quais são eles e como preparar batida de açaí, caju e graviola abaixo:
Você pode usar 80 ml de cachaça, uma polpa congelada do seu gosto ou mesmo a fruta fresca, uma lata de leite condensado e gelo.
- Adicione a fruta, a dose de aguardente Nega Fulô Jequitibá, uma lata de leite condensado e ao menos 10 cubos de gelo no liquidificador.
- Bata tudo até ficar consistente e homogêneo.
- Coloque todo o líquido em um copo americano e, se quiser, decore a sua batida com canudos coloridos ou um pedaço da fruta escolhida no canto do copo.
- Sirva em seguida. Esta receita rende cerca de 3 copos e tem teor alcoólico de aproximadamente 7,9%.
Caipirinha de limão, abacaxi, melancia e… cerveja?
O Brasil é um país repleto de belíssimas praias e não há quase nada melhor do que combinar toda essa areia e o sol escaldante com um drink típico brasileiro, a clássica caipirinha, e uma cerveja bem gelada. Se os dois já são refrescantes separados, imagine eles juntos. Foi assim que surgiu a Caipirinha de cerveja, uma bebida inusitada que você confere como fazer aqui.
Feita originalmente de limão, cachaça e açúcar, não demorou também para que a Caipirinha ganhasse variações com as mais diversas frutas que o clima tropical brasileiro proporciona, com exemplos que combinam bem com o verão temos a Caipirinha de abacaxi e a Caipifruta de melancia.
Já para aqueles que desejam variar um pouco mais, também existem receitas muito saborosas de Caipirinhas feitas de saquê, gin e até mesmo de tequila, dando um toque mexicano para a brasileiríssima bebida.
Os drinks brasileiros com nomes para lá de curiosos
Além da imensa oferta de frutas e ingredientes que rendem coquetéis inovadores, os brasileiros também são profissionais quando se trata de criar drinks exóticos. Os drinks mais pedidos em festas, aliás, são as misturas inventadas em solo brasileiro e os nomes não poderiam ser mais engraçados.
Um bom exemplo é o Xixi de Anjo, drink feito à base de cachaça, leite condensado, limão e laranja que, se bem preparado, pode ser uma experiência celestial – com o perdão do trocadilho.
Outro drink curioso que faz parte da lista de drinks populares no Brasil é o Suco Gummy. Essa bebida é feita à base de vodka, refrigerante de limão e suco em pó, e pode ser uma ótima solução para sua festa ou encontro com amigos, já que rende bastante. O preparo é rápido e fácil, e você confere clicando aqui.
Outra bebida que é presença comum nas mais diversas festas de rua brasileiras é o Capeta, cuja receita leva meio copo americano de vodka Smirnoff Red, meia lata de leite condensado, duas colheres de sopa de guaraná e de canela em pó e gelo a gosto.
Este típico coquetel brasileiro rende três copos lagoinhas (cerca de 200 ml) e sua graduação alcoólica é de aproximadamente 12,3%.
Comidas de bebidas ou bebidas de comidas?
“Bebo-o porque é líquido. Se sólido fosse, comê-lo-ia”. A divertida citação é frequentemente atribuída a Jânio Quadros, ex-presidente brasileiro que gostava de aplicar a mesóclise em suas frases. Se a frase é realmente dele, não sabemos, mas é inegável que ela entrou para a história como uma dessas sabedorias de botequim.
Mas será que por trás dessa frase há verdade?
E se nós te dissermos que é sim possível comer o líquido, ou, dependendo do ponto de vista, beber o sólido? A resposta está em pratos inspirados em bebidas alcoólicas, e o resultado é delicioso. Listamos abaixo alguns exemplos de dar água na boca:
- Brigadeiro de caipirinha
- Pudim de cerveja
- Bolinho de pinga
Gostou? Então não deixe de conferir as receitas desses doces alcoólicos.
Agora que você já conhece mais sobre alguns dos mais criativos drinks e coquetéis brasileiros, é hora de prová-los. Que tal escolher seus favoritos, separar os ingredientes e convidar seus amigos para uma sessão de drinks caseiros?
Imagens: Wine Dharma/Flickr, Freepik, Jackelin Slack/Unsplash, Wiebke/Flickr.
Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.