Em 2022, Emma Walker assumiu a posição de master blender da Johnnie Walker. Com isso, se tornou a primeira mulher a liderar a equipe de profissionais que faz os blends de sabor e aroma dos whiskies da marca.
O sobrenome Walker é uma coincidência, já que ela não é da mesma família de John Walker, mas é claro que comparações já foram feitas. Inclusive, o apelido de seu pai chegou a ser “whisky” na marinha escocesa.
À frente de um legado de 200 anos
A história da Johnnie Walker teve início em 1819, quando John Walker abriu uma mercearia e passou a criar blends para oferecer whiskies de qualidade para seus clientes.
Hoje, Emma e sua equipe têm à disposição dez milhões de barris de whisky escocês em processo de envelhecimento para produzir os blends da Johnnie Walker.
A master blender é formada em química orgânica e, desde a infância, tem paixão pela ciência dos sabores. Ela entrou na Diageo, fabricante da Johnnie Walker, em 2010 e atuou ao lado de Jim Beveridge, que foi o master blender da marca até 2021, quando anunciou que iria se aposentar.
![Foto mostra Emma Walker, Jim Beveridge e blenders da Johnnie Walker.](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/05/blenders-johnnie-walker-1024x585.jpg)
Jim Beveridge é um dos nomes mais respeitados da indústria e foi, inclusive, nomeado Oficial da Ordem Mais Excelente do Império Britânico em 2019 por seus serviços à indústria do whisky escocês.
Segundo Emma, ao trabalhar com ele, ela conseguiu desenvolver uma compreensão profunda sobre sabores e como priorizá-los durante o processo de produção dos blends.
Uma mulher no mundo do whisky
![Imagem mostra mão de mulher segurando um copo com whisky.](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/05/mulheres-whisky-1024x585.jpg)
Por muito tempo, beber whisky foi relacionado a hábitos masculinos. Mas essa relação não passa de uma invenção da sociedade.
Emma é prova viva e não só porque se tornou master blender. Ela já foi questionada sobre como é ser uma mulher em uma indústria dominada por homens, porém essa não é a realidade que ela encontra na Diageo.
Ela teve uma experiência com Jim Beveridge, é verdade, mas também com mulheres como a master blender Maureen Robinson, uma das pioneiras na indústria do whisky escocês.
E mais do que isso, Emma faz parte de um grupo de homens e mulheres que sempre se mostraram dispostos a aprender uns com os outros.
Para a master blender, é um privilégio fazer parte de uma atividade histórica, mas que ainda cresce e evolui.
“Estou muito honrada em receber o título de master blender da Johnnie Walker, e em um momento emocionante para a marca, pois embarcamos na próxima etapa de nossa jornada olhando para os próximos 200 anos. Seguiremos trabalhando duro não só para oferecer a qualidade pela qual somos conhecidos, mas também para atrair uma nova geração de fãs de whisky escocês.”
![Emma Walker, master blender da Johnnie Walker, posa em frente de barris de whisky.](https://seubarcms.br.thebar.com/wp-content/uploads/2022/05/emma-walker-1024x585.jpg)
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.