Entenda a importância dos barris na fabricação do Blue Label

São muitos os fatores que podem definir o sabor e a personalidade de um whisky escocês: os grãos utilizados, o tipo de destilação, os barris, o tempo de maturação… Tudo isso faz parte do caráter de um blended scotch.

Um detalhe diferente em todo esse processo pode fazer toda a diferença – no de Johnnie Walker Blue Label, por exemplo, os barris e o tempo de maturação de cada bebida presente no blend. 

Caracteristicas do Blue Label 

Considerado por muitos uma obra-prima incomparável, o Blue Label é um blend requintado que tem nos barris justamente o seu diferencial. São necessários dez mil barris para que apenas um apresente as qualidades necessárias para entregar o sabor desta linha de whisky. Um número que realmente impressiona.

Após o processo de destilação, a bebida é transferida para barris de carvalho especialmente tratados e precisa maturar por pelo menos três anos antes de ser reconhecida como um verdadeiro whisky escocês.

Tudo isso não seria tão interessante se o resultado final não fosse único. E no caso de Blue Label, não há dúvidas de que ele cumpre toda a expectativa.

Os barris são selecionados à mão para fazer jus à concepção do Blue Label: um blend que reuna os whiskies mais extraordinários e excepcionais da Escócia. 

Idade do Blue Label

Além de todos os processos que antecedem a maturação do whisky e o tipo dos barris, o tempo em que a bebida vai permanecer em contato com a madeira faz total diferença. 

Isso não quer dizer, necessariamente, que whiskies mais velhos são melhores. O importante é entender que diferentes notas de aroma e sabor são adicionadas à bebida de acordo com o tempo de maturação.

Os mais experientes conseguem identificar a presença de whiskies mais velhos no blend do Blue Label, já que ao paladar ele é mais suave. Porém, há também notas defumadas, e whiskies mais jovens costumam preservar essa característica.

Por conta disso, a idade desse whisky incomparável não é declarada, o que mostra também a riqueza e variedade de toda a categoria do scotch. 

Sabores e aromas do Blue Label

Ao primeiro gole já é possível ser envolvido em toda experiência sensorial de Johnnie Walker Blue Label: Avelãs, mel, sherry e laranjas surgem na boca antes do whisky liberar sabores como gengibre, kumquats, madeira de sândalo e chocolate amargo.

Não para aí! Uma rica doçura de mel aparece acompanhada de toques de pimenta e frutas secas. O acabamento traz toque suave e prolongado de um leve defumado.

Irresistível, não é mesmo?

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.