História dos drinks: whisky sour

Simples e infalível, a combinação de whisky, suco de limão e açúcar – também chamada de Whisky Sour – possui uma longa história, que remonta ao século 19.

Uma das primeiras menções ao drink aconteceu em 1870 em um jornal do estado norte-americano do Wisconsin, mas especula-se que a mistura é ainda mais antiga.

Muito antes, no século 18, os marinheiros deram início à tradição dos drinks sour (com adição de limão) na intenção de combater o escorbuto, uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo. 

Mas, ainda que não se possa afirmar ao certo a origem exata do Whisky Sour, o que se sabe é que ele se sofisticou ao longo do tempo, ganhando a adição da clara de ovo – ingrediente que hoje em dia é substituído por albumina pelos bartenders por questão de segurança alimentar.

Textura e sabor

Misturado na proporção certa, o Whisky Sour possui sabor equilibrado e envolvente, que varia conforme o destilado utilizado.

Qualquer tipo de whisky pode ser utilizado no coquetel, embora a receita original – que faz parte da relação de drinks clássicos da International Bartenders Association (IBA) – recomende o uso da variedade Bourbon.

Ao adicionar limão e um pouco de açúcar, a acidez se equilibra ao mesmo tempo em que suaves notas cítricas despontam no paladar, realçando e complementando o sabor do destilado, seja ele qual for. 

Já o uso de clara de ovo ou albumina confere a textura cremosa e mais consistente que acabou se tornando um dos símbolos do Whisky Sour. Além da espuma, outra marca registrada desse clássico.

Servido em copo baixo (do tipo rocks) com gelo, o drink pode ser guarnecido com uma zest de laranja e cereja maraschino.

Receitas

Nas mãos de bartenders de todo o mundo, a receita do Whisky Sour se reinventa constantemente.

Como sempre, quem sai ganhando são os apreciadores de whisky, que podem apreciar o destilado em diferentes e saborosas versões.

A seguir, confira uma sugestão do The Bar para explorar ao máximo os sabores desse drink clássico:

Black Sour

Em uma coqueteleira, adicione 50 mL de Whisky Johnnie Walker Black Label, 20 mL de suco de limão, 20 mL de sarope de açúcar e 20 mL de clara de ovo pasteurizada. Feche bem e agite todos os ingredientes por 10 segundos. Abra a coqueteleira, acrescente gelo e agite novamente por mais 10 segundos. Sirva em um copo baixo com gelo. Graduação alcoólica de 12.5% em um drink de 150ml.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *