Sair pode até ser gostoso e inevitável, mas nada melhor do que reunir os amigos em casa. Sendo assim, é interessante já ter tudo preparado, principalmente se for um lugar especialmente reservado para o combustível da noite: um home bar.
Além de mais econômico, ter um bar caseiro é aconchegante, lá você e seus convidados poderão ficar mais à vontade e preparar seus drinks preferidos.
Ter um mini bar na casa, além de conveniente, também consiste em um elemento de decoração que ajuda a compor o ambiente do cômodo. Então hoje vamos dar algumas dicas sobre como montar um bar em casa para reunir toda a galera.
Primeiro passo para montar um bar caseiro
Antes de ir atrás de comprar ou fazer seu home bar, é preciso pensar em que lugar ele ficará. O ideal é deixá-lo em um espaço comunitário, de fácil acesso e no qual costume receber seus amigos e familiares.
Sendo assim o melhor é montar o mini bar na sala, seja de estar ou jantar, ou na área gourmet, para quem possui uma varanda ou sacada dedicada a isso, ou em um espaço externo com churrasqueira.
Ainda é possível fazer um home bar na cozinha, se ela for aberta ou dividida apenas por um balcão com a sala. Outra ideia é apostar em um móvel com rodinhas, assim poderá deslocá-lo de acordo com sua conveniência.
Adotando um mini bar em casa: estilos e local
Decidido o cômodo, é hora de pensar onde encaixar o mini bar em casa, e para isso é preciso definir seu estilo: um carrinho, um aparador, uma mesinha, uma estante, ou um projeto mais elaborado e feito sob medida. Tudo depende do seu gosto, disponibilidade de espaço e orçamento.
Há diversas ideias de DIY na internet para se inspirar. Alguns você já pode comprar pronto e pintar do jeito que quiser, deixando-o com um visual mais rústico, moderninho, clássico ou sóbrio.
Você ainda pode usar suas habilidades artesanais e manufaturar um com paletes de madeira ou reutilizando objetos e móveis como um armário velho. Ou até dar uma nova cara para um antigo aparador, colocando espelhos na parede em volta ou pintando o entorno com uma tinta que simula uma lousa, para poder escrever mensagens ou o “menu” a giz, para dar aquele ar de boteco. Solte a criatividade ao montar seu mini bar em casa.
Organizando um home bar: os essenciais
Definido o suporte, agora é hora de rechear seu bar caseiro com aquilo de que ele realmente é feito: bebidas alcoólicas. Afinal, independentemente de quão bonito e estiloso ele seja, seu bar caseiro deverá ter o essencial para fazer alguns drinks básicos e alguns específicos de acordo com suas preferências etílicas.
O que não pode faltar em um home bar:
- Vodka Smirnoff
- Uma cachaça boa, como a aguardente Nega Fulô
- Um whisky básico como o Johnnie Walker Red Label
- Gin tradicional como o Tanqueray
Se sobrar espaço inclua essas outras bebidas, nem que seja na sua despensa, caso tenha um home bar pequeno:
- Rum
- Tequila
- Vermute
- Vinho tinto e branco
- Vinho do Porto
- Espumante
- Licores diversos
- Cerveja, se tiver um freezer específico em seu bar caseiro
- Água tônica
Também mantenha sempre em casa, ou quando planejar receber visitas, água com gás, açúcar, sal e frutas variadas, especialmente limão, que é base para muitos coquetéis e drinks.
Outros itens úteis para manter no mini bar na sala
Além da matéria prima, os equipamentos e ferramentas necessários para montar seu drink também devem ser adquiridos para completar seu bar caseiro.
Anote aí os principais:
- Copo dosador, preferivelmente aqueles duplos com medida para uma e meia dose
- Coqueteleira
- Socador
- Abridor de garrafas e saca-rolhas
- Copos variados: taças de vinho e champanhe, tulipa de cerveja, copo baixo para whisky e conhaque, conjunto de shots, copos de coquetéis (não precisa ter todos os tipos, adquira um mais alto e comprido como o Escandinavo e outro largo como o de Margarita ou Martini)
Também não se esqueça de:
- Balde e pinça para gelo
- Coador
- Colheres compridas para mexer
- Tábua e faca
- Palitos decorativos
Pronto, com tudo isso seu home bar estará mais que pronto!
Claro que você também precisa manter alguns equipamentos como liquidificador e espremedor de frutas para fazer batidas, mas esses você pode deixar na cozinha, já que não iriam caber ou ficar legais em um mini bar na sala.
Mas não se preocupe em conseguir todos esses utensílios, acessórios e bebidas de uma só vez. Como montar um bar em casa é uma tarefa gradual, você pode ir adquirindo tudo aos poucos.
Por fim, basta apenas adicionar alguns detalhes, como porta-copos legais, canudos divertidos, e algumas decorações relacionadas com a temática, como plaquinhas, vasos cheios de tampinhas de cerveja e vasinhos de flor feitos com garrafa.
Home bar em casas pequenas
Se você vive em um apartamento de poucos metros quadrados e está se perguntando o que fazer, saiba que é possível, sim, montar um bar em casas pequenas!
Neste caso você deverá adaptar o espaço que tem disponível, seja um vão embaixo da escada, um canto entre duas paredes ou uma vazia em que possa pendurar prateleiras suspensas.
Além de aproveitar ao máximo áreas vazias e antes inusitadas, é indicado que se pense em um projeto menor, mas não menos charmoso ou conveniente.
Por exemplo, uma bandeja bonita e estilosa apoiada no canto do balcão com algumas bebidas e copos já é o suficiente para formar um home bar pequeno. Você ainda pode aproveitar uma bancada, mesa de canto ou aquele seu aparador de vidro e dar uma nova serventia a eles, como montar um mini bar em cima.
Aposte também em suportes para garrafas funcionais, como um que fique preso à parede em uma linha vertical ou uma torre que comporte diversas garrafas de uma forma que economize espaço. Agora que já sabe como montar um mini bar em casa, que tal providenciar logo o seu?
Imagens: FTDFlowers/Flickr, FTDFlowers/Flickr, Wicker Paradise/Flickr e FTDFlowers/Flickr
Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.