Entenda a importância da água na produção do whisky

O primeiro registro escrito da produção do whisky escocês é de 1494. O documento mostra o pedido de malte suficiente para a fabricação de 500 garrafas de uisge beatha, aqua vitae ou água da vida

Coincidentemente, a produção do whisky tem início na adição de água quente nos cereais para que o amido se transforme em açúcares e, posteriormente, em álcool. É por esse e outros motivos que a Johnnie Walker estabeleceu uma série de compromissos até 2030 para reduzir em até 30% o consumo de água na produção de seus blends.

Recurso finito

A grande presença de água na superfície da Terra rendeu a ela o título “Planeta Água”. Esse recurso natural pode parecer infinito, mas, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o volume de água doce disponível por pessoa diminuiu mais de 20% nas últimas décadas.

A organização alerta que é preciso fazer mais com menos, além de reconhecer a água como bem econômico com valor e preço.

Sabendo disso, a Johnnie Walker assumiu um compromisso para reduzir o impacto que a fabricação de seus produtos gera ao meio ambiente. 

Até 2030, todas as embalagens serão 100% recicláveis, além de a marca ter se comprometido a utilizar apenas plásticos reciclados quando necessário. A mudança terá início com os rótulos Red Label, Black Label e Double Black.

Além disso, até 2025, mil árvores serão plantadas na Escócia em respeito e pela preservação dos recursos naturais utilizados pela indústria do whisky.

Mas e a água?

Os efeitos desses compromissos com o meio ambiente afetam diretamente o gasto de água, mesmo que não pareça tanto.

A expectativa é a de que esses esforços resultem em um consumo 30% menor de água, sem que seja necessário diminuir o volume de whisky dentro da garrafa.

“Nenhuma gota será desperdiçada”, afirma a Johnnie Walker. “Entendemos que precisamos proteger e renovar os recursos do planeta. Entendemos como é essencial a harmonia entre a madeira, água, Terra e seres vivos para o mundo ao nosso redor. É por isso que estamos empenhados em reduzir nossa pegada ‘do grão ao vidro’.”

Ficar parado não é uma opção, então, Keep Walking.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.