Em ação da Johnnie Walker, andarilho percorrerá 2030 km pela reciclagem

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 revela que, entre 2010 e 2019, a geração de resíduos sólidos urbanos no país chegou a 79 milhões de toneladas por ano. E o mais triste é que os índices de reciclagem permanecem abaixo de 4% na média nacional.

Esses números chamaram atenção da Johnnie Walker, fabricante de whiskies escoceses que decidiu assumir uma série de compromissos globais em prol do meio ambiente. 

“Acreditamos que os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. Por isso, estamos realizando ações efetivas para iniciar as transformações que queremos ver no mundo”, afirma João Victor Guedes dos Santos, Head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.

The Beach Walker Project

Uma dessas ações, em específico, vai gerar muitos passos. Para ser mais exato, 2030 km de passos. O The Beach Walker Project teve início em 15 de junho e se trata de uma caminhada da Playa Carrasco, no Uruguai, até a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Essa caminhada iniciada em junho terminará apenas em agosto e fará mais do que apenas chamar atenção para a poluição das praias, já que o andarilho também vai recolher resíduos que encontrar em seu caminho pelo litoral. 

Cada material encontrado será transformado e ressignificado em novos Striding Man, objetos e esculturas. A transformação do que é, hoje, ainda visto como lixo é o principal objetivo. 

Plásticos, vidros e outros materiais recicláveis que não forem utilizados na ação serão destinados a cooperativas durante o percurso. Para isso, a Johnnie Walker formou parcerias com a Sea Shepherd Brasil, ONG focada na conservação marinha e preservação do oceano, e a Uruguai Recicla.

Por que 2030 km?

Criada pela agência AlmapBBDO, a ação The Beach Walker Project contará com 2030 km percorridos não apenas por conta da distância entre a Playa Carrasco e a Baía de Guanabara, mas também para fazer referência ao ano de 2030.

“São 2030 km porque até 2030 Johnnie Walker quer se tornar uma marca mais sustentável em toda sua jornada, ‘do grão ao copo’. O programa inclui uma série de compromissos ambientais que garantirão até lá 100% da produção do whisky de carbono líquido zero; 100% de nossas destilarias irão aproveitar energia renovável e todas as nossas embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis”, complementa João Victor Guedes dos Santos.

Como acompanhar a ação

A caminhada será documentada em vídeo e resultará em uma série de 5 episódios. Além de todo o trajeto, a produção contará com convidados especiais para caminhar e conversar com o apresentador Plácido Salles, do canal Livre Partida, especialista em treking de longas distâncias.

Pelas redes sociais de Johnnie Walker também será possível saber as datas e lugares que o andarilho vai passar. 

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.