O famoso Johnnie Walker Red Label é o whisky escocês mais vendido no mundo. Ele é feito a partir da combinação de whiskies mais leves da costa leste da Escócia com whiskies turfados da região oeste, o que resulta em um sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo quando misturado.
O sabor de cada whisky escocês é único por ser resultado de uma série de processos, que incluem a escolha de matérias-primas e o tempo de maturação nos barris de carvalho. No caso do sabor do Johnnie Walker Red Label, o segredo está no blend.
A mistura de sabores do Red Label
Os aromas e sabores de um blended whisky são alcançados a partir da mistura de whiskies produzidos em diferentes destilarias. A ideia é combinar whiskies com sabores distintos, para ter uma bebida complexa e rica.
O ato de combinar as bebidas surgiu da necessidade de manter a qualidade dos destilados e manter o padrão (um perfil determinado) ao longo dos anos. Isso não é muito fácil de fazer com os chamados single malts, destilados em uma única destilaria, porque o padrão depende de diversos fatores, como estoque e produção.
Essa mistura é realizada pelo Master Blender, um profissional que tem o conhecimento de como equilibrar os sabores para criar o resultado perfeito. Um scotch pode ser mais adocicado, enquanto outro é mais defumado ou frutado, por exemplo.
Como os whiskies escolhidos para o Johnnie Walker Red Label são de diferentes regiões produtoras de whisky na Escócia, é possível notar um sabor adocicado, com toques de maçã ou pera, ao mesmo tempo em que há um finalização defumada. Há notas também de canela e pimenta.
Versátil, o Johnnie Walker Red Label é perfeito não apenas para ser tomado com gelo como também misturado em drinks e coquetéis.
O scotch whisky em drinks
Entender mais sobre a bebida é importante para criação de coquetéis, já que os ingredientes que serão misturados devem combinar com os aromas e sabores do whisky e até mesmo potencializá-los.
Para degustar seu whisky, sirva-se de uma dose, aprecie o aroma e, depois, dê um gole. Tente identificar as notas mais adocicadas, as mais picantes e o defumado. Se você é iniciante, saiba que com o tempo fica mais fácil de identificar essas variações.
É possível também adicionar algumas gotas de água na degustação. Faça um teste para saber se o sabor e o aroma mudam com essa alteração.
Há quem acredite que um bom scotch só possa ser apreciado das formas citadas acima, porém ele também é muito bem utilizado na coquetelaria.
A combinação de whisky com refrigerante sabor guaraná já é conhecida, mas vale experimentar também drinks feitos com Johnnie Walker Red Label e chá verde gelado, com água com gás e limão e até mesmo com refrigerante de gengibre! Esses drinks refrescantes são perfeitos para um churrasco com amigos e ocasiões especiais.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.