A lista completa de nomes de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas existem há séculos e são feitas das mais variadas maneiras.

Essa diversificação começou a tomar forma ainda na época da Idade Média, quando as bebidas passaram a ser produzidas a partir da destilação de grãos, vegetais e frutas.

O resultado é uma lista imensa de tipos de bebidas alcoólicas, que podem confundir até o apreciador mais experiente. Quer ver? Dá uma olhada aqui no The Bar quantas marcas e rótulos de destilados.

Pensando nisso, preparamos a ‘árvore genealógica’ das bebidas alcoólicas e separamos algumas dicas sobre o assunto.

Pronto para impressionar os convidados com seu conhecimento?

Destilada ou fermentada?

Diagrama que mostra a árvore genealógica das bebidas alcoólicas. As bebidas são divididas em destiladas e fermentadas. As destiladas são divididas em whisky, cachaça, rum, gin, vodka, tequila, licores, saquê e outros. Já as bebidas fermentadas, em vinhos, cerveja e sidra.
(Crédito: The Bar)

Bebidas destiladas

Para uma bebida ser classificada como destilada, ela precisa passar pela destilação. Esse processo é feito a partir de substâncias fermentadas, como frutas, grãos e vegetais.

Geralmente, as bebidas desse tipo têm alto teor alcoólico, ultrapassando os 40%. Algumas de suas representantes são o whisky, o gin, a cachaça, o conhaque e o rum.

Bebidas fermentadas

Já as bebidas fermentadas são feitas a partir da transformação dos açúcares em ácido carbônico, álcool e outros produtos. Os nomes das bebidas desse tipo são, basicamente, a cerveja, a sidra, o saquê e o vinho. Todos os líquidos fermentados têm, no máximo, 18% de álcool em sua composição.

Lista de bebidas alcoólicas

Como são muitos tipos de bebidas a serem nomeados, escolhemos as que não podem faltar em uma lista para quem deseja saber tudo sobre o assunto.

Do whisky à cerveja, veja quais nomes de bebidas alcoólicas que não podem faltar no seu menu.

Para ajudar na escolha, acrescentamos os nomes de bebidas em inglês e os teores alcoólicos, além de marcas e drinks para você conhecer os sabores e aromas.

Whisky

Imagem mostra dois copos baixos com whisky, ao lado de duas garrafas de Johnnie Walker Blue Label e Ghost & Rare Glenury Royal.
O tipo varia o sabor, aroma e até a textura da bebida (Crédito: Diageo/Divulgação)
  • Whisky, whiskey, uísque
  • Bebida com 38% a 54% de teor alcoólico

O whisky é uma bebida tradicional na Irlanda e na Escócia. Não se sabe ao certo quando começou a ser produzido, mas o primeiro registro é de 1494. Atualmente, é produzido também nos Estados Unidos, no Japão, Canadá e em outros países.

É feito a partir de grãos, e sua cor cobre vem dos barris de madeira onde é armazenado. Seu sabor é complexo e pode também ser equilibrado ou encorpado, frutado, aromático ou defumado.

Marcas de whisky

Como beber whisky

O whisky pode ser apreciado puro, com gelo ou em drinks. Frutas como ameixas, pêssegos, maçãs, limões e laranjas são boas ideias para o preparo de coquetéis.

Gim (Gin) – 37,5% – 50%

Feito a partir de uma planta chamada zimbro, o gim (ou gin) começou a ser fabricado na Holanda no século 16 como um medicamento. A bebida alcoólica se tornou famosa em Londres e é uma das mais usadas em coquetéis, como o Gim & Tônica e o Tom Collins.

Vodka – 35% – 60% 

 Ainda não se sabe muito bem se a vodka surgiu na Rússia ou na Polônia. O que se tem certeza, no entanto, é que a bebida alcoólica começou a ser produzida entre os séculos 8 e 9. Geralmente, a vodka é feita a partir de cereais ou batatas, porém também pode ser feita com ingredientes diferentes.

Vinho (Wine) – 11% – 14%

O vinho não pode faltar na lista de bebidas alcoólicas. Feita a partir da fermentação do suco de uva, a bebida é largamente produzida em diversas partes do mundo, como Itália, Grécia, Estados Unidos e Brasil.

Cerveja (Beer) – 4% – 9%

Com um nome que significa “bebida fermentada” em latim, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no globo. Ela é geralmente dividida em dois grupos: ale e lager. No primeiro, as cervejas são fermentadas em temperaturas entre 17°C e 24°C; no segundo, elas passam por um processo de fermentação em temperaturas de 6°C a 12°C.

Além desses acima, há outros nomes de bebidas alcoólicas que não podem faltar no dicionário dos conhecedores, como o rum, o saquê, a tequila e a brasileira cachaça. Quer aprender como fazer drinks com essas e outras bebidas? Então experimente nossas receitas aqui.

Imagem: Helena Yankovska/Unsplash

Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.