Saiba tudo sobre o trabalho do master blender, um dos cargos mais disputados na indústria de destilados.
Do conceito ao lançamento, o master blender é o profissional envolvido em todas as etapas de produção do whisky.
Sua principal função é criar misturas (blends) utilizando whiskies de diferentes barris, além de garantir a padronização do sabor, o envelhecimento e o teor alcoólico das bebidas.
Embora seja muito associado à indústria de whisky, o master blender é um profissional presente na produção de outros destilados, como rum, conhaque e vodca, por exemplo.
Muito além do blended whisky
Quando falamos em misturar whisky, não estamos nos referindo somente aos blended whiskies, que são uma mescla de single malts ou single grains de diferentes destilarias, whiskies de grãos ou até mesmo uma combinação de outros blends.
Até mesmo os mais puros single malts incluem algum tipo de mistura feita entre vários barris do mesmo whisky.
Sendo assim, o trabalho do master blender é fundamental na produção de todos os tipos de whiskies.
Trabalho árduo e preciso
A rotina de trabalho do profissional também abrange o monitoramento dos milhares de barris de whisky armazenados na destilaria.
Assim, ele decide se um whisky está pronto para ser engarrafado – ou, ao contrário, se precisa de mais tempo de envelhecimento.
Degustar e manter a padronização de cada rótulo de whisky são outras responsabilidades do master blender.
Mestres do whisky
Marca detentora de algumas das maiores destilarias do mundo, a Diageo conta com a colaboração de alguns dos mais renomados master blenders da indústria de whisky.
Um exemplo é Maureen Robinson, química de formação que desde a década de 1970 dedica-se a estudar a destilação do scotch.
Responsável pelos whiskies da marca Buchanan’s, ela possui mais de 40 anos de experiência e já criou muitos blends e single malts lendários.
Reconhecida como uma das maiores autoridades em whisky da atualidade, Maureen também é jurada em concursos da bebida. Em 2012, recebeu a nomeação Keeper of the Quaich, honraria concedida às personalidades que contribuíram de forma expressiva para a promoção do whisky escocês.
Um dos scotchs mais famosos do mundo, Johnnie Walker também tem sua produção comandada por uma mulher.
Emma Walker – cujo sobrenome idêntico ao da marca é apenas coincidência – é a primeira mulher a assumir a função de master blender do destilado em 200 anos de história. Colaboradora da Diageo há 13 anos, ela já participou do desenvolvimento do rótulo Johnnie Walker Blue Ghost & Rare, entre outros.
Emma assumiu o posto de master blender da marca em janeiro de 2022, substituindo o veterano Jim Beveridge, que por mais de duas décadas foi o responsável por alguns dos blends mais consumidos globalmente.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.