O REI MODERADO

O Rei Jaime IV da Escócia, coroado em 1488, chegou ao trono após ter criado uma conspiração com seus tios e outros membros da realeza para ocasionar a morte de seu pai. Muito jovem na época, ele tinha apenas 21 anos em 1494 quando emitiu a famosa ordem para a produção de destilados.

O Rei Jaime IV foi o grande príncipe do renascimento da Escócia. Por ter herdado um reino dividido, ele se determinou a unir a Escócia sob um único poder soberano e, principalmente, a diminuir o poder dos Lordes das Ilhas que tinham grande influência sobre grande parte da costa oeste da Escócia e também de suas ilhas ao oeste.

Para isso, o Rei Jaime viajou para o oeste escocês e para Islay em 1493 e, novamente, em 1494, tendo sido o primeiro rei escocês a viajar para esses lugares em um século. Em Islay, ele provavelmente testemunhou o processo de destilação ou, como convidado de honra, deve ter bebido do elixir mais precioso que era ali produzido.

Homem culto, o Rei Jaime chegou a patrocinar a ciência, inclusive pesquisas médicas, que adotavam a destilação como prática principal. Nascida da curiosidade por mágica e ciência de um rei ‘sóbrio e moderado’, o desenvolvimento do processo de destilação chega ao fim, de acordo com os registros, juntamente com o fim repentino de seu reinado em 1513, na Batalha de Flodden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *