É provável que você já tenha se perguntado o motivo do preço do single malt ser tão diferente do blended whisky. O preço do whisky Cardhu, por exemplo, é duas vezes maior do que uma garrafa de Johnnie Walker Black Label.
Basicamente, essa diferença no valor é consequência do processo de fabricação dos scotches. Quer saber mais detalhes? Veja abaixo os principais motivos da diferença de valores.
Por que single malt é mais caro?
Maurício Porto, sócio do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, explica que o processo de produção determina o valor da bebida. “Single malts são produzidos 100% de cevada maltada em alambiques de cobre em uma única destilaria. É um processo mais custoso, em todos os aspectos.”
Ele ainda explica que, além da matéria prima do single malt ser mais cara, o processo de maltagem encarece essa matéria prima. Outro ponto que aumenta o valor da bebida é o processo de destilação em alambiques. “É um processo menos eficiente, em termos de rendimento, do que o processo de destilação em coluna.”
A destilação em alambiques (método indispensável para um single malt) é feita em lotes e não é contínua como da coluna.
“Pensa no alambique como uma panela de pressão. Depois de cozinhar alguma coisa, você vai precisar limpar e higienizar. Além disso, no caso do whisky, nem tudo que é destilado é aproveitado. Apenas a parte do meio do processo de destilação vira whisky. O resto, conhecido como cabeça (o começo do processo) e cauda (o final) são descartados ou usados para outro fim”, explica Porto. “Então, é um processo complicado e com rendimento baixo”.
Além disso, Porto diz que, após a segunda destilação, um alambique produz, no máximo, 70% de graduação alcoólica. Já as colunas destilam acima de 90% de álcool. Então, ao diluir o whisky com água para se chegar à graduação desejada, o alambique tem rendimento inferior.
“A coluna produz muito mais álcool, então você consegue diluir mais e ter maior rendimento, mas você perde sensorialmente. O destilado da coluna é mais neutro, mais volátil e menos oleoso. O destilado do alambique costuma ser mais carregado, oleoso e sensorialmente rico.”
Como são feitos apenas em alambiques, esse processo explica o fato do preço do single malt ser maior muitas vezes. Maurício também acrescenta outros motivos para o valor ser mais alto: “Economicamente faz sentido misturar um single malt a um whisky de grão para ter rendimento, padrão e um produto sensorialmente e financeiramente acessível. Então, a produção tem de ser repartida”.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.