O processo de produção do whisky escocês 

Entenda o complexo processo de fabricação do seu scotch favorito 

Do cereal à maturação em barris de carvalho, a produção de whisky é uma arte antiga e complexa, que evoluiu da manufatura em alambiques caseiros para a fabricação industrial em grande escala. 

Embora utilize poucos ingredientes em sua fórmula – água, levedura e algum tipo de grão (cevada, trigo, milho, centeio) – o whisky escocês passa por uma série de processos complexos e demorados que determinam as características sensoriais de cada rótulo e estilo de whisky. 

Fatores como os tipos de grãos utilizados, local de repouso, tempo de maturação e tipo de barril são determinantes para o caráter e sabor do destilado. 

A seguir, saiba um pouco mais sobre as etapas de produção do whisky: 

Maltagem 

Maltagem

A maltagem consiste no processo de germinação artificial da cevada, que potencializa o teor de amido, posteriormente convertido em açúcar e, por fim, em álcool. 

Mergulhados em tonéis de água por cerca de dois dias, os grãos de cevada iniciam o processo de germinação. 

Após um período que pode levar até 10 dias, os brotos do cereal são então levados para a secagem, com auxílio de ventiladores ou o uso de fumaça, geralmente de turfa, o que determina o caráter defumado de muitos whiskies.

Moagem e cozimento 

Após a secagem, os cereais maltados são moídos e colocados em tonéis preenchidos com água quente.

Essa mistura é chamada de mosto e tem como objetivo extrair os açúcares solúveis. 

O processo de cozimento do cereal acontece geralmente em três etapas, que diferem em temperaturas e tempos de cocção.

Fermentação 

Fermentação

Acrescido de leveduras, o mosto inicia o processo de fermentação, produzindo álcool e dióxido de carbono. 

O processo leva de 48 a 74 horas e resulta em uma espécie de cerveja forte e muito azeda, chamada de wash.

Destilação 

Destilação

Chegou a hora de extrair o álcool da mistura através do processo de destilação, que inicia com a fervura do mosto. 

Como o álcool entra em ebulição a uma temperatura inferior à da água, ele primeiro evapora para, depois, se condensar em líquido novamente. 

No caso da maioria dos whiskies escoceses, o processo de destilação é feito por duas vezes, enquanto outros – como os de origem irlandesa – são triplamente destilados.

Corte 

Chegou a hora de selecionar as partes mais puras do líquido extraído até aqui. 

Os vapores de álcool que sobem no destilador são divididos em três partes, sendo que a fração intermediária – conhecida como “corte médio” – é a única desejada e utilizável. 

As demais serão destiladas novamente e voltam para a seleção dos cortes.

Preenchimento dos barris 

Nesta etapa, o líquido terá a sua gradação alcoólica reduzida para cerca de 63% ou 64% e será envasado em barris de carvalho. 

Nos Estados Unidos, a bebida é armazenada em barris novos e carbonizados, enquanto na Escócia é tradicionalmente envasada em barris usados.

Envelhecimento 

Etapa crucial na produção de whisky, a maturação leva no mínimo três anos no caso do whisky escocês. 

O processo envolve o armazenamento da bebida em barris de carvalho, cuja estrutura sólida e maciça permite completa vedação. 

Além disso, os barris ajudam a eliminar compostos não desejáveis na bebida, enquanto também adicionam cores, notas sensoriais e taninos que variam conforme a madeira utilizada.

Blending 

A maioria dos whiskies vendidos no mundo são misturas (blends) feitas entre whisky de malte e de grãos. 

Mais de 40 whiskies podem ser combinados em um único rótulo – e a arte dos chamados Master Blenders consiste em construir sabores e aromas para que eles se equilibrem em uma bebida de caráter único.

Engarrafamento 

Após passar por processos de homogeneização e filtragem, o whisky muitas vezes é diluído em um pouco de água com o objetivo de reduzir o teor alcoólico para algo entre 40% a 43%.

Na sequência, a bebida é envasada, rotulada, lacrada e está pronta para ser consumida da maneira que você preferir. Cheers! 

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *