Johnnie Walker Red Label: o que faz dele um Blended Scotch Whisky?

O Johnnie Walker Red Label é o whisky escocês mais vendido no mundo. Sua versatilidade e seu sabor profundo fazem com que ele seja a escolha ideal para festas e encontros entre amigos, mas o que faz dele um verdadeiro Blended Scotch Whisky?

De acordo com a legislação escocesa, um Blended Scotch Whisky é o whisky escocês feito a partir da combinação de um ou mais whiskies single malt com um ou mais whiskies de grão (single grains). Mas há uma série de outras características do Johnnie Walker Red Label que fazem dele um whisky escocês.

como é a produção de um blended whisky

Tanto single malts quanto single grains são feitos em uma única destilaria, a partir de grãos, água e fermento. 

A diferença está na matéria prima e na técnica. Single malts devem ser feitos de cevada maltada e destilados em alambiques de cobre. Single grains, entretanto, podem ser feitos de quaisquer grãos, maltados ou não, e podem ser destilados em destiladores contínuos. 

Ambos devem ser maturados por no mínimo três anos em barris de carvalho de, no máximo, 700 litros.

blended whiskies são a combinação de single malts ou single grains. Se combinamos um ou mais single malts com um ou mais single grains, temos um blended scotch. Juntando dois ou mais single malts, teremos um blended malt. Por fim, dois ou mais single grains, um blended grain. 

A palavra “single” não se refere ao grão, mas, sim, a uma única destilaria.

O Johnnie Walker Green Label, por exemplo, é feito exclusivamente de single malts, dentre eles, Talisker e Oban. Não há whiskies de grão na produção. Desta forma, ele é classificado como Blended Malt Scotch Whisky.

Já o Johnnie Walker Red Label combina whiskies mais leves produzidos no Leste da Escócia até os mais turfados da Costa Oeste, tanto os single malts quanto single grains. Sendo assim, ele é um Blended Scotch Whisky.

E para ser um scotch, a produção só pode ser feita na Escócia!

Os sabores do Red Label

A combinação de whiskies leves e turfados resultam em notas de pimenta e canela combinadas com a doçura de frutas como pera e maçã. A finalização é de baunilha e sabores defumados. 

O sabor é intenso e se destaca até mesmo quando misturado. Desta forma, o Johnnie Walker Red Label é perfeito para ser apreciado tanto puro ou com gelo quanto em drinks, como o refrescante Highball, que combina um destilado com uma bebida gaseificada.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

  •  Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.