Criado há mais de um século, o blended whisky Johnnie Walker Black Label se consolidou ao longo dos anos por seu sabor marcante inconfundível e virou inspiração para as outras marcas da categoria.
Lançado em 1906 como Extra Special Old Highland, o Johnnie Walker Black Label foi criado para representar o melhor dos quatro cantos da Escócia. Em sua produção, são utilizados apenas whiskies envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.
Características do Black Label
Por ser um Blended Scotch Whisky, o Black Label é uma combinação de whiskies single grain e single malt, ou seja, é feito a partir de água, cevada maltada e outros cereais.
É forte a presença de baunilha, e é possível sentir também toques de laranja, passas e condimento, com uma finalização suave de malte e turfa, que dá aquele defumado característico de alguns whiskies. Há ainda um leve toque picante.
Para degustar e apreciar melhor os aromas e sabores, uma boa forma é consumir o Black Label puro ou apenas com algumas gotas de água. Nada impede do whisky ser apreciado em drinks e coquetéis por prazer, mas, aqui, estamos falando de degustação das características únicas da bebida, sem a combinação de outros ingredientes.
Sirva-se de uma dose, sinta o aroma e, depois, prove. Tente identificar o intenso gosto de malte, turfa, frutas e madeira. Se você é iniciante na degustação, com o passar do tempo fica mais fácil de identificar os sabores.
Como beber blended whisky
Um dos scotch whiskies mais vendidos no mundo, o Johnnie Walker Black Label é indicado para qualquer ocasião, desde encontros casuais com amigos até uma noite especial.
Além de degustá-lo em sua forma pura, é possível ainda apreciá-lo com gelo ou em drinks e coquetéis.
O Johnnie Highball, por exemplo, é um drink refrescante e bem fácil de fazer. Além de água tônica, leva a combinação que agrada tantos brasileiros: whisky e água de coco.
Já um coquetel clássico é o Rob Roy. “Primo” do Manhattan, ele fica perfeito com Johnnie Walker Black Label. Além do whisky escocês, leva vermute tinto e angostura bitters, sendo finalizado com um twist de laranja ou uma cereja. É, inclusive, o coquetel oficial do Black Label no bar especializado Caledonia Whisky & Co..
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.