Poucas bebidas possuem tanta versatilidade quanto a vodka. Afinal, há uma enorme variedade de formas de apreciar o destilado russo que se popularizou pelo mundo ao longo dos anos. Aqui no Brasil, a “caipirinha” de vodka (conhecida como caipiroska) é um dos exemplos deste sucesso.
Para quem quer saber um pouco mais sobre o assunto, preparamos um guia para você saber tudo sobre vodka.
O que é vodka
A vodka é um destilado obtido a partir de cereais ou tubérculos (como por exemplo, batatas). É incolor e com teor alcoólico que pode variar de país para país – no Brasil está entre 36 e 54% (Decreto 6871/06 artigo 61).
E, apesar de ser produzida em vários países, é considerada a bebida nacional da Polônia e Rússia.
Qual é a origem da vodka
Não se sabe ao certo em qual país a vodka foi inventada, mas a bebida possui origem na Europa oriental. Historiadores apontam que os primeiros indícios do destilado surgiram entre os séculos 15 e 16.
No entanto, foi a partir do século 19 que a vodka atingiu um alto nível de qualidade e passou a ser exportada da Rússia para outros países.
O crescimento da bebida começa entre as décadas de 50 e 60, e o “boom” da bebida aconteceu depois dos anos 1970, quando ela se tornou opção para a preparação de diversos coquetéis.
Em russo, o nome “vodka” é o diminutivo de “água” (vodá).
Como a vodka é fabricada
O primeiro passo para a fabricação da vodka é a fermentação dos açúcares obtidos através das matérias-primas – cereais, batatas e uvas, por exemplo.
Depois, vem o momento da destilação, que pode ocorrer em alambiques de coluna ou alambiques de cobre.
O terceiro passo é o da remoção de impurezas, que ocorre principalmente por filtragem através de carvão ativado ou outros tipos de filtro de acordo com o produtor.
Por fim, a bebida tem seu teor alcoólico reduzido, no caso de Smirnoff, a um mínimo de 37,5% para o engarrafamento.
Como a vodka é consumida
A vodka pode ser degustada pura ou em coquetéis.
A degustação pura é bastante comum em países frios, principalmente no leste europeu. Pode ser servida como aperitivo em temperatura ambiente, gelada ou com pedras de gelo.
Nos drinks, sua versatilidade possibilita diversas misturas, incluindo frutas, refrigerantes ou xaropes, sendo usada em clássicos dos mais variados, como a Caipiroska, o Bloody Mary ou o Moscow Mule.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.