Existe a crença de que whiskies mais maturados são de maior qualidade e possuem mais sabor. Porém, é importante saber que essa é uma afirmação equivocada. São vários os fatores que determinam o sabor de um whisky – e, sim, o tempo de maturação é um deles, mas temos de analisar caso a caso. Whiskies mais jovens, como o Talisker 10 anos, por exemplo, costumam ser mais defumados.
Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, explica que o processo que traz o sabor enfumaçado ao whisky é a secagem da cevada com turfa, que acontece bem no começo da produção. Depois disso, o grão é moído e cozido para virar o malte antes de ser fermentado, destilado e armazenado nos barris de carvalho para a maturação.
“Neste ponto, ele é bem defumado. A intensidade da turfa pode ser descrita em partes por milhões de fenóis (PPM), que são os compostos químicos que trazem este sabor enfumaçado – ainda, claro, que nem todos os fenóis sejam responsáveis por sabores defumados. Um whisky muito turfado, como Lagavulin, tem em torno de 55PPM de fenóis no malte. Talisker, entre 25 e 30 PPM. Singleton of Dufftown, 0 PPM.”
Como a maturação influencia o sabor do whisky?
O que acontece é que, quando o whisky vai para o barril, essa influência da turfa vai ficando menos evidente a cada ano que passa. “Tecnicamente, primeiro ocorre a degradação dos fenóis. É um processo físico-químico, que pode acontecer por oxidação, absorção, extração, etc. São processos que tendem a acontecer com o tempo. O segundo ponto é bem mais sensorial e menos científico. Como a influência da madeira sobe de um lado, a pessoa sente com menos clareza os fenóis”, diz o especialista.
Isso quer dizer que, se por um lado você ganha em complexidade por conta da maturação, do outro perde-se a intensidade da turfa. Por isso, o ponto de equilíbrio perfeito para o Talisker está nos dez anos de maturação.
“É quando, sensorialmente, a influência enfumaçada, medicinal e iodada está em perfeito equilíbrio com a intensidade da madeira – supondo, claro, que a mistura de barris permaneça a mesma”, comenta.
Outra característica que influencia esse sabor é a localização da destilaria Talisker, na costa da ilha de Skye, em um lugar em que há muita maresia. Além disso, o barril por si só também pode potencializar ou não o sabor defumado.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.