Tipos de copos e taças para drinks e coquetéis

Os amigos já foram convidados, a comida já está preparada e a mesa está quase pronta. Só falta um detalhe: quais copos e taças usar para servir as bebidas? 

Se você também fica em dúvida na hora de escolher os diferentes tipos de copos e taças para sua festa ou jantar, este artigo pode te ajudar. Confira abaixo quais recipientes devem receber quais bebidas e faça bonito com seus convidados!

Copos e taças para bebidas

Há diferentes tipos de copos e taças disponíveis para saborear drinks e destilados. Essa variedade existe porque o tamanho e o formato do copo ou da taça têm o poder de potencializar algumas características da bebida, como aroma, textura e cor. Dependendo do tipo escolhido, a sua percepção a respeito daquela bebida pode mudar. Por isso, é tão importante saber exatamente onde servir.

Ao escolher os jogos de copos e taças para compor o seu acervo, é importante variedade para atender às necessidades de cada tipo de drink. Além disso, para garantir uma experiência à altura do que você vai servir aos convidados, é válido seguir o que chamamos de serviço perfeito – ou seja, servir a bebida da melhor forma e mais adequada possível, como nos melhores bares. 

Após escolher os tipos de copos e taças certos e preparar a bebida, certifique-se de que ali cabe a quantidade exata de destilado, mixer, gelo e decoração. O drink deve caber perfeitamente no copo ou taça escolhida. 

Outro ponto importante: garante que o recipiente esteja gelado, seco, limpo e sem nenhuma quebra ou risco. Assim, a bebida será servida da melhor maneira! 

Os tipos

Tipos de taças e copos para drinks & coquetéis

Taça Margarita: Também conhecida como “taça coupette”, este tipo de recipiente costuma ter a borda mais larga e o bojo mais estreito. No caso da Margarita, a taça vem com a borda decorada com sal e limão, e também pode ser usada para servir drinks tipo frozen, que são aqueles em que o gelo é triturado.

Copo On The Rocks: Também chamado de “copo Old Fashioned”, este recipiente é bastante usado para servir whisky com gelo e outros coquetéis clássicos, como o Negroni. Por ter a boca larga, as bebidas servidas nesse copo são mais fáceis de beber e de abrigar as pedras de gelo, o que ajuda a manter a temperatura da bebida.

Copos para cerveja: Os tipos de copos para cerveja podem variar de acordo com a cerveja em questão. O copo certo para servir a cerveja preta Guinness é o irish Pint, que possui uma saliência logo antes da boca do copo – permitindo mais espaço para a espuma. 

A Pilsner deve ser servida em taças tipo tulipa, que facilitam a aproximação do lúpulo ao nariz. Já a cerveja Lager é servida em copos em modelo alto, que mantêm a temperatura e o gás, também utilizados para chopes diversos. 

As cervejas de trigo devem ser servidas em copos maiores, de 500ml, que comportem toda a espuma e levedura da bebida. Já cervejas tipo IPA, Pale Ale e similares são servidas em copo de pint, de borda média e base estreita, para evitar a transferência do calor das mãos.

Copo de Coquetel: Conhecida também como “taça Martini”, este recipiente está entre os mais famosos tipos de taças para drinks. Com seu formato em Y, tem a haste mais longa, evitando que o drink esquente em contato com as mãos. É usada para servir drinks clássicos como Dry Martini, Cosmopolitan e Espresso Martini, entre outros.

Copo para Caipirinhas e Caipiroskas: O copo para Caipirinhas e Caipiroskas é parecido com o copo On The Rocks, sendo que a principal diferença entre esses dois tipos de copos é que o fundo do primeiro é mais afunilado. Desse modo, ele tem uma aparência similar ao de um funil. Esse tipo de copo é perfeito para fazer Caipirinhas com Ypióca e Caipiroskas com vodka Smirnoff.

Copo Highball: Com formato comprido e estreito, o copo Highball é muito utilizado para servir bebidas como o próprio Highball, Cuba Libre, Stormy ou Dark Stormy. Comporta entre 240 a 300 ml e é um dos tipos de copos para drinks mais versáteis. 

Taça de Gin Tônica: A taça de gin tônica tem um formato mais largo, o que facilita a colocação de gelo. Geralmente, o coquetel feito nesse tipo de taça é o tradicional Gin Tônica.

Copo Collins: Super versátil, o copo Collins varia a capacidade entre 240 e 420 ml. Entre os copos para coquetéis, ficou mais conhecido ao ser usado para servir o drink Tom Collins, que originou seu nome. Também, é bastante usado para servir muitas outras bebidas, como o Mojito ou o drink Tequila Sunrise.

Flute: Muito utilizada para servir espumantes e champanhes, esta taça tem haste longa, ajudando a manter a bebida gelada. Além disso, seu formato longo e a sua boca estreita ajudam a manter as bolhas e o sabor específico das bebidas servidas.

Copo Irish Coffee: Como o próprio nome deixa evidente, esta taça é usada para servir o clássico Irish Coffee, coquetel com café e whisky. Com uma alça para o manuseio, esta taça permite que a bebida conserve seu calor em temperatura ambiente, sendo ideal para bebidas quentes.

Balloon Snifter: Usada para servir conhaque, esta taça tem bojo largo e boca mais estreita, facilitando o contato com o oxigênio que realça o sabor do álcool. As bebidas nesse copo devem ser servidas em doses de cerca de 40ml e a sua temperatura se mantém devido ao formato do copo.

Copo shot: Com capacidade que pode variar de 45 a 60 ml, o copo shot é utilizado para bebidas como vodka, tequila e rum. No Brasil, o mesmo copo também é usado para tomar cachaça, ideal para degustar uma cachaça Ypióca.

Copo de rum: Ideal para apreciar um rum mais distinto e envelhecido como o Zacapa, o seu bojo largo permite a oxigenação e ajuda a realçar os aromas e as notas refinadas da bebida. 

Degustação de whisky

O copo On The Rocks (ou copo baixo), geralmente, é associado ao whisky e, apesar da bebida muitas vezes ser servida dessa forma, quando falamos em degustação de whisky é interessante escolher outro tipo de copo. 

Na verdade, a taça é o mais indicado para a degustação analítica do whisky, aquela onde se percebe as notas de aroma e sabor. Isso porque copos e taças com bordas voltadas para dentro reúnem os aromas, tornando a experiência mais interessante – especialmente no caso de whiskies mais delicados. 

Se você aprecia a degustação de whisky, ao escolher seus copos e taças de vidros, inclua uma Taça ISO no acervo para que os aromas e sabores da bebida sejam melhor percebidos. 

Como escolher copos

O primeiro passo para escolher o copo ideal para o seu drink é pensar nas características da bebida que irá servir. Se a receita levar gelo, por exemplo, será preciso um copo logo ou com maior espaço, mais largo. Lembre-se sempre que o copo escolhido deve realçar o aroma e o sabor do seu drink. 

Além desses aspectos, um copo deve tornar o drink mais atrativo para quem vai beber. Um tipo de copo ou taça diferente têm o poder de chamar a atenção e deixar a experiência até mais saborosa. 

Esse é o caso da Mule Muga, tradicional caneca de cobre utilizada para servir Moscow Mule, que já se tornou um clássico desejado por quem escolhe o drink. As taças também já se tornaram comuns para servir Gin Tônica. 

Existem ainda as alternativas na hora de escolher o copo ou a taça. Em muitos lugares, a clássica caipirinha é servida em canecas de vidro. Há ainda os coquetéis servidos em frutas. 

As possibilidades são inúmeras. Por isso, o mais importante é conhecer a função dos diferentes tipos de copos e taças disponíveis para fazer a escolha mais certeira e atrativa visualmente. 

O manuseio dos copos e taças

Existem algumas dicas para fazer o manuseio correto de copos e taças e garantir que os drinks sejam servidos da melhor forma. Confira três dicas básicas:

  1. Seque com toalhas de papel

Após lavar os copos e taças, vale secar e polir com toalhas de papel. Isso vai evitar qualquer resquício ou marca de detergente, além de impedir fiapos que toalhas de pano podem soltar.

  1. Mantenha-os resfriados 

Copos e taças resfriados mantêm bebidas mais frias. Se você lavar seus copos e taças de vidro na máquina de lavar, espere um tempo para esfriar antes de servir a bebida. Um drink gelado pode causar o estilhaçamento de um copo que ainda não está frio. Cuidado!

  1. Não toque no topo 

Enquanto você prepara um drink ou serve uma bebida, evite tocar no topo de copos e taças. Não apenas por questões higiênicas, mas também porque, quanto menos se manuseia o copo ou a taça, mais fria será sua bebida. O ideal é segurar copos e taças sempre pela base. 

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *