Zazdarovje!
Não entendeu? Tudo bem, a gente explica. A expressão acima significa “à sua saúde!” em russo. E se você juntou Rússia e brinde na mesma frase, você muito provavelmente pensou em vodka, bebida muito popular na antiga terra de Czares que se espalhou pelo globo, tornando-se uma verdadeira paixão mundial.
Todo mundo conhece a vodka, ou um dos milhares de drinks originários de sua mistura com outros acompanhamentos. Do Moscow Mule ao Bloody Mary, passando pela nossa brasileiríssima Caipiroska, a lista é imensa. É possível dizer que a vodka é um item obrigatório em qualquer bar que se preze mundo afora.
Mas, afinal, como é feita a vodka? E, além disso, a vodka é feita de que mesmo? Será que ela congela? Qual é o seu teor alcoólico? Confira essas e outras curiosidades sobre a vodka abaixo e descubra os segredos deste verdadeiro ícone do leste europeu.
Uma “águinha” que passarinho não bebe
Como muitos outros destilados e bebidas clássicas, a história da vodka é incerta e repleta de disputas sobre a origem de sua criação. Durante anos, poloneses e russos disputaram os créditos pela invenção da bebida, mas o certo é que a forma como a chamamos hoje derivou-se da língua russa.
No idioma de Dostoiévski, água é “vodá”, sendo “vodka” sua forma diminutiva; “aguinha”, em tradução literal.
Um pouco sobre a história e origem da vodka
Conta a história que a origem da vodka vem de uma bebida destilada de uva trazida à Moscou no século XIV pelos genoveses que buscavam fazer negócios com o então príncipe Dmítri Donskói. Até esta época, os russos eram acostumados com uma bebida à base de mel, o hidromel, além de cerveja.
O destilado caiu no gosto dos locais e, nos séculos seguintes, uma evolução da bebida passou a ser produzida na Rússia a partir de trigo e outros cereais, originando posteriormente a vodka como a conhecemos hoje.
A partir do século XVI, a vodka passou a ser exportada pela Rússia, identificando-se com este país deste então. Porém, outros países também mantém forte produção e identificação histórica com a bebida são a Polônia e Belarus, antiga Bielorrússia, entre outros.
Qual é a composição da vodka?
As principais matérias-primas da vodka são cereais como trigo, cevada e centeio. Algumas versões também são feitas com ingredientes como ervas, batatas, arroz ou figos. O teor alcoólico da vodka pode variar de 35 a 60%.
No leste europeu, as vodkas têm ao menos 40% de graduação alcoólica, enquanto na União Europeia o teor alcoólico da vodka é no mínimo de 37,5%. Os Estados Unidos também seguem o padrão mínimo de 40% de álcool na composição.
E como é feita a vodka?
O preparo da vodka pode ser dividido em três fases para as bebidas clássicas, e quatro para as versões modernas. Em linhas gerais, o processo de produção da vodka pode ser descrito da seguinte forma:
- A matéria-prima é moída, misturada com água e fermentada, transformando os açúcares dos cereais e tubérculos em álcool.
- O líquido primário é destilado algumas vezes, aumentando o teor alcoólico para até 90% e retirando as impurezas iniciais.
- A bebida é então filtrada e purificada através de filtros de carvão ou membrana, chegando ao teor alcoólico desejando e originando uma bebida inodora e incolor.
- No caso das vodkas mais modernas e adaptadas ao paladar ocidental, a bebida passa por um processo de aromatização, onde podem ser criados sabores variados.
Vodka congela ou não? A quantos graus?
A vodka passa dias, até meses no congelador, e quando você retira a garrafa já esperando o pior… ela continua líquida! Mas por que isso acontece? Simples. Porque, devido a seu alto teor alcoólico, a vodka congela só a uma temperatura próxima de 20ºC negativos.
Além disso, a vodka também possuí outras substâncias em sua composição, como sais, que fazem com que a temperatura necessária para seu congelamento seja bem baixa.
Afinal, o que é que a vodka tem? Respostas para as perguntas mais comuns
- Vodka tem carboidrato? Uma das dúvidas mais comuns por aí sobre esta bebida é se vodka tem carboidrato. Será? Como a composição da vodka é basicamente água e álcool etílico, ela não contém esse nutriente (assim como outros destilados puros tais como whisky, gin e tequila). Porém, versões saborizadas ou “ice”, como a Smirnoff Ice, podem sim ter carboidrato.
- Vodka tem glúten? Mas então será que a vodka tem glúten? A resposta também é não. Isso acontece porque o glúten presente nos cereais que compõem a vodka é eliminado durante o processo de destilação da bebida.
- Vodka tem açúcar? Mas, se não tem carboidratos nem glúten, será que a vodka tem açúcar? A resposta também é negativa, e pelo mesmo motivo anterior. Como mostramos acima, durante os processos de fermentação e destilação, os açúcares dos cereais e demais matérias-primas usadas na vodka são transformados em álcool, que depois é filtrado até chegar à sua forma final.
Agora que você já sabe mais sobre a origem, curiosidades e composição da vodka, por que não provar um dos deliciosos drinks feitos à sua base? Ou, se preferir, faça como os russos, que tradicionalmente degustam a bebida muito gelada e pura.
Saúde! Ou melhor… Zazdarovje!
Imagem: Didriks/Flickr
Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.