Na verdade, vodka congela, mas a uma temperatura abaixo dos 20ºC negativos, que é bem menor que a de um congelador.
+ Encontre aqui os destilados para seus drinks e coquetéis
Já um freezer pode atingir em torno de 20°C negativos. Nessas condições, até mesmo vodkas de altíssima qualidade congelam. Sendo assim, após descongelado, o produto pode ser consumido normalmente.
Qual a temperatura para congelar vodka?
Dentro da vodka tem álcool e água, já que depois da destilação é preciso reduzir o teor alcoólico da bebida para engarrafamento a um mínimo de 37,5%.
Enquanto a água pura congela a 0ºC, o álcool etílico puro precisa estar a uma temperatura abaixo dos 114ºC negativos.
Vale ressaltar que se há outras substâncias na água, como sais, a temperatura necessária para o congelamento é bem abaixo dos 0ºC.
A vodka Smirnoff, por exemplo, possui 37,5% de graduação alcoólica e alta pureza. Por isso, congela a temperaturas mais baixas em relação a outras bebidas de menor teor alcóolico e menor pureza.
+ Drink de frutas e whisky: confira receita com single malt Singleton
Por que congelar a vodka?
Muitas pessoas preferem congelar a vodka antes de bebê-la. Para os adeptos desse hábito, essa é uma forma de manter a bebida bem gelada e ainda mais versátil para fazer combinações com outros ingredientes.
+ Receitas de drinks com vodka
E outros destilados? A vodka não é o único destilado que pode congelar e fazer sucesso em baixas temperaturas.
+ Pode tomar o whisky Talisker com gelo?
A cachaça, por exemplo, também vai muito bem após algumas horas no freezer. Ela fica com textura mais licorosa.
+ Reunião com amigos em casa? Aprenda drink com whisky Old Parr e cerveja
Qual a temperatura ideal para apreciar as bebidas?
A temperatura é importante não só para que a bebida seja apreciada com aquela sensação gelada, mas também para preservar o sabor, a vida útil da bebida e todas as suas características sensoriais.
Por conta do teor alcoólico elevado, a vodka pode ser armazenada no freezer sem que congele ou tenha suas propriedades sensoriais modificadas. Entretanto, por ser geralmente consumida com gelo, também pode permanecer à temperatura ambiente. Tudo irá depender da sua preferência.
Outras bebidas com graduação alcoólica entre 40% ou 55% também podem ser colocadas diretamente no freezer para serem usadas em drinks e coquetéis.
Já o whisky deve ser servido à temperatura ambiente, ou seja, uma média de 18 a 20ºC. Cabe a você decidir se coloca gelo ou não, também sendo uma decisão que varia de acordo com a preferência.
Mas você sabia que, dependendo do formato e do tamanho do gelo, a experiência pode ser diferente? Saiba quais são as principais diferenças entre os tipos de gelo:
Gelo grande cristalino
Quanto mais cristalino o gelo, ou seja, quanto menos opaco ele for, mais tempo levará para derreter. Isso significa que o whisky ficará gelado por mais tempo sem tanta interferência da água diluída. É a escolha ideal para degustar uma dose de whisky sem pressa. Dica: existem formas especiais para conseguir uma pedra de gelo com essas características.
Gelo menor ou mais aerado
Também é possível beber whisky e gelo com pedras menores e mais aeradas. A bebida ficará igualmente gelada, porém, como a água vai diluir mais rápido, algumas características do whisky, como aroma e sabor, vão mudar ao longo da degustação.
Receita de drink com whisky e gelo
O famoso “on the rocks” nada mais é do que whisky com gelo. Quer aprender a fazer? Nós ensinamos abaixo!
Black Label On the Rocks: Esse é o clássico drink de uma dose de whisky e gelo. É super simples de fazer e vai bem com um copo baixo e com a base mais grossa. Para variar a apresentação, dá para “brincar” com o gelo.
As formas tradicionais de pedras de gelo podem dar lugar para formas de pedras maiores e de formatos diferentes. Uma pedra maior faz com que menos água derreta e seja incorporada ao whisky. Ele fica gelado mas não aguado. Outra opção é a pedra redonda, que dá um efeito muito interessante ao drink.
+ Compre o Johnnie Walker Black Label na loja do The Bar
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.