Whisky, whiskey ou uísque? Depende de várias coisas

De acordo com o decreto brasileiro que regulamenta a lei de classificação de bebidas, “uísque, whisky ou whiskey é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54% em volume, a 20ºC, obtida do destilado alcoólico simples de cereais envelhecidos, parcial ou totalmente maltados”, entre outras características.

A diferença de grafia – e até um pouco de pronúncia também – é uma questão de local de origem do destilado, que é produzido em diferentes lugares ao redor do mundo.

O termo “uísque” é a versão em português. Já “whisky” é comumente usado pelos escoceses, canadenses e japoneses, por exemplo. Por outro lado, nos Estados Unidos e na Irlanda é natural o acréscimo da vogal “e”: “whiskey”.

Diferenças entres os whiskies

Homem negro levanta copo baixo com whisky até altura do rosto. Ele usa uma camiseta e uma jaqueta ambas na cor areia.
Cada produção de whisky resulta em diferentes sabores e aromas (Crédito: cottonbro/Pexels)

De forma geral, o whisky é uma bebida destilada, de coloração dourada, sabor e aromas complexos e produzida a partir de cereais.

Porém, o whisky pode ser classificado em diferentes tipos, e essa classificação já nos dá algumas dicas do que podemos encontrar no copo.

As principais diferenças são o grão utilizado, o processo de produção, por quanto tempo a bebida é maturada e, claro, o local de origem.

Inclusive, o acréscimo do “e” pelos irlandeses, por volta de 1875, foi uma forma que eles encontraram para diferenciar o seu whisky do destilado produzido pelos escoceses no mercado norte-americano.

Principais tipos de whisky

Imagem mostra dois copos baixos com whisky. É possível ver também uma garrafa de whisky Buchanan’s 12 Anos e três fatias de laranja seca.
O whisky é dividido em diferentes tipos (Crédito: Diageo/Divulgação)
  • Single Malt Scotch Whisky: whisky escocês feito a partir de cevada maltada em uma única destilaria. Clique aqui para conhecer marcas de whisky single malt.
  • Blended Malt Scotch Whisky: whisky escocês feito a partir da combinação de diferentes single malts, que são produzidos em diferentes destilarias. Clique aqui para saber mais sobre o blended malt Johnnie Walker Green Label.
  • Blended Scotch Whisky: é o whisky escocês mais vendido. Trata-se de uma combinação de whiskies de malte e de grãos, produzidos em diferentes destilarias. Clique aqui para ver marcas de blended whiskies.
  • Bourbon: whiskey americano produzido principalmente no Kentucky. Ele deve passar por um processo de envelhecimento de pelo menos 2 anos, e, em sua composição de grãos, deve haver ao menos 51% de milho. Clique aqui para conhecer o whiskey Bulleit Bourbon.
  • Tennessee: whiskey americano que também precisa ter pelo menos 51% de milho na composição dos grãos, mas que só pode ser produzido no Tennessee. Ele também passa por um processo específico de filtragem.

Além desses, ainda tem o Single Grain Scotch Whisky, o Blended Grain Scotch Whisky, o Rye Whiskey… isso sem especificar os whiskies irlandeses, japoneses, canadenses e tantos outros que são produzidos.

E já que estávamos falando de versões e traduções, você sabia que whisky vem que uisge beatha?

O termo vem do gaélico, de onde também vem a expressão que os escoceses dizem antes de tomar seu whisky – ou um whiskey ou uísque: Slainthé Mhath (se pronuncia slandj vá)! Em português: Saúde!

Fonte: Diageo/ Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *