Quem aprecia drinks conhece a importância de respeitar uma receita com precisão. Mas, afinal, como medir a dose de whisky em casa sem ter um dosador profissional? Veja formas de substituir esse item e ainda assim alcançar de forma certeira o sabor desejado nos drinks, algo muito relacionado às quantidades corretas de ingredientes.
Dose de whisky: qual é o padrão?

Uma dose padrão de whisky pode variar entre diferentes regiões do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma dose equivale a cerca de 45 ml. Enquanto isso, no Reino Unido, uma dose da bebida pode variar entre 25 e 35 ml. Já uma dose padrão de whisky no Brasil tem 50 ml.
Como medir a dose de whisky sem medidor?
Há uma série de possíveis substitutos para o medidor na hora de reservar uma dose de whisky. A forma de usá-los, porém, depende da quantidade desejada para a dose. Aqui, vamos seguir o padrão brasileiro, em que a dose tem cerca de 50 ml.
Veja formas de medir a dose de whisky abaixo:
Medir dose de whisky com colher de sopa
Uma colher de sopa, por padrão, tem cerca de 15 ml. Sendo assim, para atingir os 50 ml, basta usar três colheres e ⅓ para atingir uma dose padrão de whisky.

Medir dose de whisky em copo americano
Afinal, quantos dedos tem uma dose de whisky? Ainda que essa seja uma forma extremamente informal de medir a dose, é possível utilizá-la em ocasiões nas quais uma estimativa basta. É o caso, por exemplo, do consumo individual, apenas a teor de controle.
Para isso, basta posicionar dois dedos na lateral de um copo americano tradicional, também conhecido como “copo de bar”. Esse copo tem capacidade de 190 ml. Sendo assim, ¼ do copo corresponde a cerca de 50 ml. Essa alternativa não é tão precisa, mas é útil quando outras opções não estão disponíveis.
Por que é importante medir a dose de whisky com precisão?
Para muitos, a ideia de medir com exatidão uma dose de whisky pode parecer puramente estética ou uma formalidade. Fazer isso, porém, é bem importante especialmente na hora de preparar drinks ou degustar corretamente a bebida. Entenda abaixo os motivos pelos quais medir a dose de whisky exata é importante:
Controle de consumo
Medir corretamente as doses de bebida alcoólica ingeridas ajuda a manter o controle sobre o consumo do álcool, especialmente em eventos sociais. O whisky não deve ser consumido ou usado em doses exageradas no preparo de drinks. Além disso, embre-se de sempre manter um consumo consciente e de consumir água entre um drink e outro.

Equilíbrio no sabor de drinks
O whisky é uma bebida presente em diversas receitas de drinks. É o caso, por exemplo, do Old Fashioned e do Whisky Sour – e, em qualquer uma dessas receitas, é importante seguir com exatidão a quantidade de whisky indicada.
Isso porque usar mais ou menos do que a dose indicada pode comprometer o equilíbrio dos ingredientes. Isso altera não só o sabor, mas o teor alcoólico da bebida, que pode ficar muito forte ou muito diluída.
Degustação sem excessos
Muitos conhecedores de whisky optam por degustar a bebida em doses menores, para poder saboreá-la lentamente sem se exceder no consumo. Uma dose padrão com cerca de 50 ml é considerada ideal para manter o equilíbrio entre o impacto alcoólico e os sabores. Exagerar na quantidade pode tornar o processo cansativo.