O ‘esquenta’ é uma instituição com espírito próprio – principalmente para os notívagos. É de praxe: o encontro que antecede a saída é tão (ou talvez até mais) animado que o próprio destino final da noite – seja um clube, uma festa ou um encontro com ainda mais pessoas. Por isso, pede receitas de drinks à altura.
Afinal de contas, não é porque a principal celebração do dia acontece fora de casa que você não precisa se preocupar com o que servir para sua turma. De forma simples, dá para impressionar todo mundo com coquetéis inusitados.
Bartenders experientes, acostumados com o ritmo acelerado de pedidos, conseguem produzir diversos coqueteis em poucos minutos. Como você estará cercado de pessoas, que tal elaborar drinks complexos que podem ser feitos em grandes quantidades?
Receitas de drinks com dicas de mestre
Rodolfo Bob, bartender por trás do Axado Bar, dá uma dica de ouro. “Ao fazer coquetéis em grandes quantidades, temos que ter cuidado com dois pontos críticos: a mistura e a diluição”, ele alerta. O primeiro ponto diz respeito à diferença de densidade das bebidas usadas na elaboração de um drink. A solução para essa questão é simples: “junte os líquidos e misture bem para homogeneizar, e só depois acrescente o gelo”, diz.
A diluição, por sua vez, está relacionada ao gelo. “Temos que ter em mente que nem sempre tudo será servido de uma única vez”, aponta Bob, que acrescenta: “A dica é usar gelos grandes e sólidos e, se possível, manter refrigerada a mistura. Engarrafar e colocar na geladeira é um caminho; no caso de um Ponche, uma alternativa é deixar o recipiente onde estará o líquido sobre gelo, e, ao servir, acrescentar gelo diretamente no copo ou na taça”.
Ter um liquidificador por perto também pode gerar bons drinks para o seu esquenta, especialmente em noites de calor. “Dá para usá-lo no preparo de Frozens, drinks famosos na coquetelaria tropical e que nunca saem de moda no Caribe”, aponta Bob. Experimente juntar em um copo já com gelo as medidas de seu drink citrico preferido e colocar no liquidificador. O resultado é um drink com textura de sorbet, mas com um sabor especial”.
Do it yourself
Criar um coquetel do zero não é para amadores, mas não é uma ciência impossível. Bob deixa cinco receitas para você preparar em casa para o seu esquenta, mas dá o tom para quem quer se aventurar em preparar um drink autoral para os seus convidados.
“Estudar sempre é o melhor caminho (risos), mas começar alterando receitas de clássicos é o método mais seguro”. “Experimente, sempre com moderação, utilizar um sabor a mais ou substituir uma base por outra – já sabe fazer um Mojito? Pois coloque uma fatia de manga ou substitua o rum por por Bulleit Bourbon, por exemplo”, sugere o bartender.
Dicas à parte, confira as sugestões inusitadas de Bob para dar outro sabor ao seu esquenta.
Destornillado (rende 25 drinks)
- 1000 ml (uma garrafa) de vodka Ketel One
- 500 ml de Licor 43
- 1500 ml de suco de laranja integral
Graduação alcoólica: 11,7g
Adicione todos os ingredientes em um recipiente grande e use um mixer para misturar; reserve em garrafas limpas e mantenha refrigerado; sirva em copos altos com gelo.
Negroni Fizz
- 750 ml de gin Tanqueray Nº Ten
- 750 ml de vermute tinto
- 750 ml de bitter italiano
- 750 ml de suco de limão tahiti
- 12 latas de soda
Graduação alcoólica: 22,1g
Adicione o gin, o vermute, o bitter italiano e o suco de limão em um recipiente grande e use um mixer para misturar; reserve na geladeira; ao servir, transfira o líquido para uma jarra e adicione gelo e fatias de laranja bahia; ao servir no copo, acrescente club soda a gosto.
Boulevardier engarrafado
- 300 ml de whisky Bulleit Bourbon
- 210 ml de bitter italiano
- 210 ml vermute tinto
- 30 ml de água
Graduação alcoólica: 20,3g
Coloque todos os ingredientes em uma garrafa limpa de 1 litro e deixe no freezer por 15 minutos; sirva em copos com gelo e finalize com um twist da casca de limão siciliano.
Negroni maturado
- 340 ml de gin Tanqueray
- 340 ml de bitter italiano
- 340 ml de vermute tinto
Graduação alcoólica: 22,1g
Misture os ingredientes e deixe o líquido em um barril de carvalho entre duas a três semanas; Transfira para uma garrafa após o ciclo e mantenha refrigerado; sirva em copos com gelo e finalize com um twist da casca de laranja bahia.
Ketel Red Sparkling
- 200 ml de vodka Ketel One
- 400 ml de espumante brut
- 100 ml de suco fresco de grapefruit (toranja)
- 100 ml de xarope de mel*
- 10 gramas de framboesa
Graduação alcoólica: 8,1g
Em uma jarra, coloque as framboesas, a vodka, o suco de grappefruit e o xarope de mel; mexa até misturar; sirva em uma taça com gelo e complete com o espumante.
Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.