Tudo o que você sempre quis saber sobre whisky encorpado e defumado

Da escolha dos ingredientes ao tempo de envelhecimento, diversos fatores influenciam no perfil sensorial do seu whisky favorito. 

Dentre os aromas e sabores mais presentes nos destilados – sobretudo aqueles de origem escocesa – estão as notas defumadas, que se destacam ainda mais em destilados de textura encorpada. Inconfundível e complexo, esse perfil sensorial tanto atrai os mais experientes como desafia iniciantes no universo do whisky.

De modo geral, o perfil de sabor defumado evidencia a presença de turfa e madeira no processo de produção da bebida, como veremos mais a seguir.

Já os whiskies encorpados são aqueles que possuem textura mais densa e cremosa, preenchendo toda a boca a cada gole.

De onde vem o sabor defumado do whisky?
O que deixa o whisky encorpado?

De onde vem o sabor defumado?

As notas defumadas podem aparecer em uma das etapas iniciais da fabricação de whisky – a chamada maltagem – que consiste em molhar os grãos de cevada até que comecem a brotar.

Como é preciso interromper o processo de germinação dos grãos, um dos métodos utilizados consiste em aumentar a temperatura com a ajuda do calor, que pode vir de fornos abastecidos por turfa.

Espécie de carvão vegetal altamente inflamável, a turfa nada mais é do que matéria orgânica em decomposição, geralmente encontrada em locais com solo alagado e temperaturas baixas, como na Escócia. Não por acaso, o sabor defumado é tão comum em scotches.

Ao aderir à cevada, a fumaça da turfa acrescenta compostos fenólicos à bebida, resultando no sabor defumado e tipicamente terroso e turfado.

A fumaça da turfa interfere no sabor defumado do whisky
A fumaça da turfa interfere no sabor defumado do whisky

Além disso, o tempo de secagem e a qualidade da turfa utilizada influenciam no sabor do whisky. Quando proveniente de regiões próximas ao mar, a turfa pode adicionar ao destilado características distintas, como o aroma de algas e um toque de salinidade, por exemplo.

O sabor defumado também pode ter origem durante o processo de maturação da bebida em barris de carvalho carbonizados.

Entre os whiskies escoceses com sabor encorpado e defumado estão o single malt Talisker e o clássico Johnnie Walker Black Label, entre outros.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *