Como beber whisky on the rocks

Na hora de beber whisky, não existe certo ou errado. Mas há algumas maneiras clássicas de degustar a bebida que exploram ao máximo suas notas sensoriais.

É o caso do whisky com gelo – o popular on the rocks, em inglês, expressão muito comum em filmes e músicas que versam sobre o destilado.

Embora seja este um dos jeitos mais simples de apreciar o destilado, sempre existem alguns pequenos detalhes que podem elevar ao máximo a experiência.

Escolha o copo adequado

Qualquer copo pode ser utilizado para beber whisky com gelo, mas o ideal é usar copos de vidro baixos e com fundo grosso.

Não por acaso, esse modelo foi batizado de copo rocks, pois comporta a quantidade certa de gelo e bebida.

Melhor ainda se o vidro for transparente, permitindo apreciar a cor do líquido enquanto se ouve o inconfundível tilintar do gelo.

whisky on the rocks - use o copo correto
Whisky on the rocks – use o copo adequado

Capriche no gelo

Muito mais do que refrescar, o gelo pode alterar o sabor do whisky na medida em que vai derretendo e adicionando mais água à bebida.

Embora possa agradar a diversas pessoas, uma quantidade excessiva de gelo – e, por fim, de água – também pode prejudicar a degustação, reduzindo e camuflando as múltiplas camadas de sabor do destilado.

Para evitar isso, muitos bartenders e connoisseurs optam por utilizar um tipo de gelo especial, que é translúcido e demora até quatro vezes mais para derreter.

A lógica do gelo especial é teoricamente simples: como o congelamento ocorre de fora para dentro – e o volume do gelo é maior que o da água – é preciso retirar todo o oxigênio para que não surjam bolhas ou minirrachaduras no interior do gelo comum (que levam ao derretimento mais rápido).

É possível adquirir esse gelo com fornecedores especializados, mas há quem tente reproduzir em casa utilizando materiais disponíveis na internet.

Se for utilizar gelo comum, selecione as maiores e mais sólidas pedras – e, se possível, busque finalizar a dose antes que o gelo derreta por completo.

Há ainda a possibilidade de preparar o on the rocks utilizando gelo de água de coco ou gelo defumado. Mas, neste caso, esteja ciente de que o sabor do whisky vai ser bastante alterado, como um tipo de coquetel único.

Isso sem falar nos gelos reutilizáveis – incluindo opções em metal – que possibilitam preparar o on the rocks sem adicionar água – porém, também podem alterar levemente o sabor do whisky dependendo do tipo de material utilizado.

Passo a passo para o on the rocks perfeito

Preparar o whisky com gelo é bastante simples e prático.

Basta colocar o gelo em copo baixo, completando com uma dose (50 ml) do destilado de sua preferência.

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *