O buffet e o bar estão entre os itens mais importantes na lista de preparativos para um casamento. Afinal, atender bem os convidados é uma das principais preocupações dos noivos. E, nesse caso, é preciso saber a quantidade ideal de comidas e bebidas a serem servidas para que nada falte.
Quando o assunto é como calcular whisky para casamento, existem alguns critérios que ajudam a evitar possíveis erros. Entre eles: o estilo da festa, o perfil dos convidados e que tipo de cardápio será oferecido no evento. Tudo isso pode influenciar o maior ou menor consumo de algumas bebidas.
Além disso, o tipo de bebida que os convidados irão demonstrar preferência tem relação direta com o horário e duração da festa, o local e a época do ano.
O horário da cerimônia é um ponto considerável, assim como o dia da semana para fazer uma estimativa mais correta. Em cerimônias afastadas dos centros urbanos, por exemplo, em que é necessário pegar a estrada, o consumo diminui consideravelmente. Lembrem-se de que nas estações mais quentes também há maior ingestão de álcool e bebidas em geral.
Como é feito o cálculo de bebidas por pessoa em um casamento?
Enquanto o buffet é mais fácil de calcular, já que os pratos são cobrados por pessoa, o bar possui uma lógica um pouco mais complexa. O cálculo das pessoas é feito pela quantidade de doses e garrafas.
Então, para ter uma ideia mais precisa, pegue a lista de convidados e tire do cálculo as pessoas que não bebem (crianças, grávidas, idosos, etc.). Depois, considere a quantidade de doses de 50 ml por pessoa, que pode variar entre 2 e 6 – sempre considerando que algumas bebem mais e outras menos, além do perfil dos convidados.
Cada garrafa de bebida destilada, como whisky e vodca, pode ser contabilizada para 8 convidados, em média. Mas atenção: essa dica de como calcular whisky para casamento pode variar se a bebida for servida apenas na recepção, além da variedade de opções do bar.
Vinhos e cervejas são alternativas contabilizadas por garrafas, já que a quantidade consumida por cada convidado ultrapassa a dose de 50 ml dos destilados. Assim, uma garrafa está para 1 ou 2 convidados.
O casamento vai acontecer no calor ou frio?
Por que o clima é tão importante na hora de como calcular whisky para casamento? Além de influenciar escolhas como o local, a temperatura também possui conexão com o consumo do bar.
Um casamento de verão pede um cardápio sutil, bebidas refrescantes e drinks com frutas tropicais. Enquanto uma festa no inverno sugere um cardápio mais rebuscado, com receitas fortes e mais opções de bebidas destiladas.
Além do consumo de destilados aumentar no frio, esse clima também pede especiarias que são perfeitas para dar aquela “esquentada”, como canela, anis estrelado e noz moscada, e vão muito bem nos drinks.
Qual é o perfil dos convidados do casamento?
O perfil dos convidados não precisa, necessariamente, estar relacionado com a lista de quem você chamou. Essa é uma análise um pouco mais profunda sobre os hábitos das pessoas que irão ao seu casamento e é importante para definir tanto o cardápio como a carta de bebidas.
Nesse caso, a informação importante é saber a preferência dessas pessoas para, então, entender como calcular whisky para casamento. Por exemplo: seus convidados gostam de bebidas alcóolicas? Qual tipo de bebida eles mais tomam? Não é preciso perguntar um a um, mas ter uma ideia geral já te ajuda a saber como calcular whisky para o casamento.
O casamento será à noite ou durante o dia?
Assim como o caso da temperatura, um casamento diurno ou noturno tem suas particularidades. É muito mais comum que um evento durante o dia tenha pratos mais leves e siga o estilo coquetel ou brunch. Enquanto à noite, é costume ter um jantar mais requintado, além de canapés.
Saber como calcular whisky para casamento é importante, mas também é preciso pensar quais pratos serão servidos para definir os drinks que estão de acordo com esse cardápio. A bebida vai muito bem com carnes, frutos do mar e queijos.
Entenda os tipos de whisky que existem antes de escolher
Na sua definição geral, o “whisky” é uma bebida destilada da fermentação do malte. O malte é qualquer grão que germinou, geralmente cevada ou centeio, e depois secou. Mas além de saber como calcular whisky para casamento, é preciso entender quais são os diferentes tipos existentes e, assim, escolher a melhor alternativa para os seus convidados.
Whisky escocês
Um whisky escocês deve ser totalmente produzido na Escócia, feito com cevada ou grãos maltados. Antes de ser engarrafado, é envelhecido em barris de carvalho de até 700 litros, por no mínimo três anos.
Eles podem ser single malt, de uma única destilaria, que usa cevada maltada, água e levedura; de grão, cujo principal ingrediente é milho, trigo, ou ambos; ou blended scotch whisky, que é feito a partir da mistura entre vários whiskies de malte único e whiskies de grão.
Whiskey irlandês
É qualquer whisky feito na Irlanda do Norte. Diferente do escocês, ele é fabricado com qualquer grão de cereal maltado que pode ser usado em qualquer proporção. Também deve ser envelhecido em barris de madeira, por um mínimo de três anos, o que proporciona um sabor amadeirado.
Whisky americano
Os whiskies americanos são divididos pelo local de fabricação e ingredientes, sendo o bourbon o principal. Ele deve ser totalmente fabricado nos Estados Unidos para ser qualificado como Bourbon e é feito de grãos maltados, dos quais no mínimo 51% da composição é milho.
O straight bourbon é um bourbon que foi envelhecido por no mínimo 2 anos e não contém aditivos, tais como sabores ou corantes. Já o blended bourbon pode incluir outras bebidas alcoólicas e sabores, mas deve ser pelo menos 51% straight bourbon.
Como calcular a quantidade de whisky para um casamento?
Uma garrafa de Johnnie Walker Black Label possui 750 ml, o que resulta em uma média de 15 doses de 50 ml. Isso significa que uma garrafa pode servir, mais ou menos, 8 pessoas. Ao aprender como calcular whisky para casamento, você também consegue fazer as contas por pessoa para outras bebidas destiladas, como vodca e gin.
Ideias de drinks com whisky para servir
Ao compreender como calcular whisky para casamento, deve-se ter noção de que os convidados nem sempre vão bebê-lo puro. Existe essa opção, mas também é comum optarem pela bebida com gelo, o famoso “On The Rocks”, ou por drinks, como o famoso Old Fashioned.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.