Embora existam diferentes versões sobre a origem do drink, tudo indica que ele surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Louisville, no Kentucky.
Segundo Albert Steven Crockett, no livro “Old Waldorf Bar Days” (1931), o Old Fashioned teria surgido em meados de 1880 pelas mãos de bartenders do Pendennis Club, bar que à época era frequentado exclusivamente por homens apaixonados por whisky.
O coquetel – feito com whisky, gelo, bitter, água e açúcar – caiu no gosto da clientela, que incluia o Coronel James E. Pepper. Proprietário de uma destilaria, ele se apaixonou tanto pelo drink que levou a receita para outro de seus bares favoritos – o do hotel Waldorf-Astoria, em Nova York, de onde o Old Fashioned espalhou-se pelos quatro cantos do mundo.
Nem mesmo a Lei Seca norte-americana, nas primeiras décadas do século 20, foi capaz de abalar a fama deste que, até hoje, é um dos drinks mais pedidos em bares de todo o planeta.
Um clássico em muitas versões
Simples e versátil, o Old Fashioned ganhou diferentes versões pelos bares do mundo, mas a receita tradicional – que consta na relação de drinks clássicos da International Bartenders Association (IBA) – consiste na mistura de whisky, gelo, Angostura, algumas gotas de água e uma pitada de açúcar.
Servido em copo baixo – do tipo “rocks” – o drink costuma ser guarnecido com uma fatia ou zest (pedaço de casca enrolado em espiral) de laranja. Qualquer tipo de whisky pode ser utilizado na mistura, mas os preferidos dos bartenders são Bourbon, Scotch e Rye.
![](https://thebardbs.com.br/wp-content/uploads/2022/08/old-fashioned-drink2.jpg)
A reputação do Old Fashioned também cresceu na medida em que a receita se popularizou no cinema e na TV, através de personagens como Jacob Palmer, vivido por Ryan Goslin na comédia Amor à Toda Prova, ou de Don Draper, interpretado por Jon Hamm na série Mad Men.
Mas, apesar de toda a fama e trajetória gloriosa, é o sabor que justifica o sucesso do Old Fashioned durante todo esse tempo. Na proporção certa, a mistura de ingredientes realça e valoriza as notas sensoriais do whisky, ao mesmo tempo em que refresca e aguça o paladar.
A seguir, confira a sugestão do The Bar para preparar esse clássico com o máximo de excelência:
Bulleit Old Fashioned
Em um copo baixo estilo rocks com gelo, acrescente a dose de Bulleit Bourbon, o xarope de açúcar e Angostura. Mexa e acrescente um zest de limão siciliano e uma cereja fresca como guarnição. Teor Alcoólico: 30% em um drink de 100ml.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.