Whisky com água: o sabor do Black Label muda?

Para quem está começando a conhecer o universo dos destilados, saber como beber whisky da forma correta pode ser um desafio. Há muitos mitos que circulam sobre o assunto, como a afirmação “não se deve misturar whisky com nada”.

Na verdade, o que vai indicar a melhor forma de beber é o momento. Whisky puro,  com água, com gelo ou em drinks?

Se a pessoa quiser degustar o Johnnie Walker Black Label ou outro whisky escocês, o indicado é tomá-lo puro ou com algumas gotas de água apenas. A ideia aqui é apreciar com atenção e tentar entender os sabores que está provando.

De fato, para a degustação, que é uma avaliação mais atenta através do paladar, o excesso de água pode afetar negativamente as camadas de sabor do destilado, impedindo a identificação das notas, mas o whisky com água também pode ser apreciado.

Como degustar whisky?

Se você deseja aprimorar o seu paladar e saber como beber whisky, uma boa dica é fazer degustações da bebida – ou seja, beber o whisky puro em temperatura ambiente e copo adequado. Assim, é possível sentir os sabores e aromas da melhor maneira. 

A primeira dica é fazer a degustação à luz do dia, assim é possível observar as cores naturais do whisky. Após servir a bebida, observe a aparência, a clareza e a cor. Para sentir o aroma, aproxime o copo lentamente em direção ao nariz e cheire levemente, concentrando-se para identificar o primeiro aroma que sentir.  

Agora, é hora de provar. Prestando sempre muita atenção para identificar os ingredientes presentes no whisky escolhido. No caso da degustação do Black Label, será possível perceber que ele tem sabor encorpado com um toque defumado. Um blend exclusivo que reúne sabores dos quatro cantos da Escócia com whiskies maturados por, no mínimo, 12 anos. 

Quando você provar, a dica é dedicar tempo a esse momento, apreciando todos os aromas, sabores e percebendo a bebida. Tente encontrar a presença de baunilha e toques de laranja. Desafio, hein! 

Whisky com água

Seja por gosto ou por questões técnicas, algumas pessoas bebem whisky com água. Essa pode ser uma maneira de tornar o sabor mais agradável, mas, para além disso, adicionar algumas gotinhas de água é uma técnica complementar de degustação. 

A mistura de whisky com água na medida certa faz com que a harmonia das substâncias que compõem o destilado seja alterada. Dessa forma, mais aromas e sabores são liberados para a degustação, garantindo uma nova experiência. 

Além disso, também é importante intercalar o consumo de whisky com água ou qualquer outra bebida não alcoólica, já que a boa hidratação ajuda o corpo a processar o álcool e liberá-lo do organismo. Sem falar que a prática contribui para um consumo consciente do destilado.

Analisar ou apreciar?

Agora, se o objetivo não é realizar uma avaliação profunda dos sabores e aromas e a ideia for apenas beber o whisky por prazer, a história muda.

O Johnnie Walker Black Label tem um sabor encorpado e defumado que é perfeito para qualquer ocasião. O interessante é que é possível sentir suas características principais até mesmo quando misturado com outros ingredientes.

As formas de apreciá-lo vão desde as tradicionais, puro ou com uma pedra de gelo, até os drinks mais variados. 

Encontre combo Johnnie Walker Black Label 750ml + Tanqueray London Dry na loja do The Bar

Drinks com Black Label

Para além do whisky com água: você prefere um drink clássico, uma bebida quente ou um drink com mais frescor? Pense no que você busca no momento. 

Vale experimentar diferentes copos e diferentes temperaturas na hora de apreciar o Black Label. Ao conhecer diversas sensações, será possível encontrar a que mais agrada em cada ocasião.

Além de variar no tipo de copo e na temperatura, é possível apreciar o destilado em alguns drinks. Se você deseja ir além do whisky com água, aqui vão algumas sugestões: ele vai bem com vários ingredientes, de vermute a chás. 

Frutas como pêssego, nectarina, ameixa e damasco também combinam com o whisky. A doçura delicada dessas frutas levantam as notas frutadas do Black Label, proporcionando uma nova experiência de degustação. 

Variedades mais secas e ácidas de maçãs e pêras também vão bem com o destilado, já que whiskies como o Black Label equilibram essa acidez. 

Além disso, bebidas gaseificadas e bitters combinam com Black Label e podem ser usados para fazer drinks com o whisky – como o Rob Roy, um drink que leva Angostura Bitters. 

Receitas com Black Label

Black Label On the Rocks: Esse é o clássico drink de uma dose de whisky e gelo. É super simples de fazer e vai bem com um copo baixo e com a base mais grossa. Para variar a apresentação, dá para “brincar” com o gelo.

As formas tradicionais de pedras de gelo podem dar lugar para formas de pedras maiores e de formatos diferentes. Uma pedra maior faz com que menos água derreta e seja incorporada ao whisky. Ele fica gelado mas não aguado. Outra opção é a pedra redonda, que dá um efeito muito interessante ao drink. 

Graduação alcoólica de 40%

Black Tonic Highball : O Highball é  um drink tradicionalmente feito com whisky, muito gelo, água tônica e limão tahiti. 

Graduação alcoólica de 6,7% em um drink de 400ml

Black Sour: A bebida tem a estrutura típica dos drinks da família “sour”, que quer dizer “azedo”. Então, como o nome indica, são drinks com uma acidez mais alta, combinando um elemento azedo (o suco de limão), um elemento doce (o açúcar) e um elemento alcoólico (o whisky). 

Graduação alcoólica de 12,5% em um drink de 150ml

Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *