Que caipirinha é sinônimo de Brasil quando o assunto é drink, isso ninguém tem dúvidas. Mas você sabe tudo sobre o tradicional coquetel?
Se você é daqueles que buscam conhecer cada vez mais sobre o assunto, preparamos um guia para você saber tudo sobre caipirinha, a clássica combinação de cachaça, limão e açúcar.
História da caipirinha
Há muitas versões para a origem da caipirinha. Uma delas é bastante curiosa.
Conta-se que o coquetel foi criado no Estado de São Paulo, no início do século 20, como uma espécie de “remédio” contra a gripe.
Inicialmente, a preparação também levava alho em sua composição e era servida sem gelo.
Naquela época, acreditava-se que a bebida, como elemento alcoólico, facilitava a absorção dos medicamentos pelo organismo.
Patrimônio nacional
Vale destacar que, ao longo dos anos, a caipirinha tornou-se conhecida mundialmente e possui extrema importância para o Brasil.
O coquetel teve papel fundamental para a consolidação da cachaça como o principal destilado brasileiro e também pela abrangência da coquetelaria nacional. Em resumo, a caipirinha é sinônimo de autonomia, independência e muita tradição.
A importância do coquetel é tanta que existe uma lei brasileira que estabelece precisamente o que é a caipirinha.
Pelo Decreto 6.971 de 4 de junho de 2009 instituiu-se que a bebida “com graduação alcoólica de 15% a 36% em volume, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha”. Demais, não é mesmo?
Variações
Claro que, apesar de toda a tradição, também há formas bastante interessantes de variar a caipirinha. Uma coisa, porém, é muito importante: o coquetel deve ser preparado com cachaça, destilado que só pode ser produzido no Brasil e é tão autêntico e tradicional quanto a caipirinha.
Pode-se variar a fruta escolhida e também trocar o açúcar por mel, melaço, mel de agave, entre outros.
No caso de alterar o destilado, o nome do coquetel também muda: caipivodka (no caso de preparo com vodka) e caipiríssima (para o preparo com rum), por exemplo.
Harmonizações
O mais interessante é que a caipirinha é um coquetel versátil que não possui limitações. A melhor maneira de apreciá-la é com qualquer elemento fresco, herbal, que preserve e valorize as notas frescas da cachaça e o frescor da fruta.
Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- Aprecie com moderação.
- Se beber não dirija.
- Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.